icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Município de Santana da Vargem realiza campanha de prevenção ao Câncer da Próstata

on 12 Novembro, 2019

As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde da Família (PSF) do município de Santana da Vargem realizaram na manhã de quinta-feira (07/11), em diversos setores da Prefeitura Municipal, uma campanha em menção a Campanha Novembro Azul, que é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A enfermeira, Paula Figueiredo e a técnica de enfermagem Patrícia Honório representantes das equipes do PSF e a fisioterapeuta, Hendra Naiara Bento, a psicóloga Juliana Costa de Resende e a nutricionista, Adalise Dayane Vieira da Silveira do NASF, distribuíram panfletos informativos e um laço azul símbolo da campanha, na Unidade do PSF, Farmácia Municipal, UBS, Secretaria de Saúde, Creche Municipal, Prefeitura, Centro Odontológico, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Câmara Municipal, CRAS, Vigilância Epidemiológica, Assistência Social, Delegacia, Almoxarifado, entre outros.

Durante as visitas, também foi explicado que de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no país, apenas atrás do câncer de pele não melanoma, causando a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. As vítimas tem idade a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Também foi informado que quando o homem perceber sinais e sintomas como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina, devem procurar imediatamente um médico. Homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos.  O diagnóstico precoce pode salvar vidas! 

Novembro Azul

Foto: NASF e PSFs