icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Município de Santana da Vargem realiza quinto módulo do Curso para Gestantes

on 29 Outubro, 2019

Por meio de uma parceria entre as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), do município de Santana da Vargem, foi realizado na noite de quarta-feira (23/10), no PSF municipal, o quinto módulo do Curso para Gestantes, com o tema: “Saúde bucal da gestante. Mais saúde para a mãe e para o bebê”.

O curso foi ministrado pela dentista, Myllena Imesi de Figueiredo com apoio da enfermeira, Paula Figueiredo que relataram que cuidar da saúde bucal, além de fazer parte do ritual diário da higiene pessoal, é de suma importância durante a gravidez, pois neste período, a atenção com a saúde bucal da futura mamãe deve ser redobrada, porque um descuido pode provocar até mesmo, um parto prematuro.

Na gravidez, o organismo da gestante passa por uma grande variação hormonal, o que promove uma série de importantes alterações relacionadas à cavidade bucal. Entre elas, a facilidade do desenvolvimento de gengivite, sensação de boca seca e os enjoos matinais, que dificultam a higiene bucal. Tais alterações podem aumentar a incidência de cárie e desenvolver uma doença periodontal. Entretanto, ao tomar os devidos cuidados, pode-se evitar e ter controle sobre isso.

Segundo as orientações das profissionais, a mãe deve levar o bebê ao dentista antes mesmo do surgimento dos primeiros dentinhos, pois é nessa fase da vida que se costuma estabelecer os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e, muitas vezes, sucção de chupetas e dedo, que se feito de forma desequilibrada pode levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e más oclusões. Tudo isso pode ser prevenido com uma primeira consulta ao dentista, e com visitas periódicas estabelecidas pelo profissional garantindo assim a saúde da mãe e da criança.

5º modulo curso gestante


Foto: PSF Santana da vargem