icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

NASF de Santana da Vargem realiza dia de conscientização sobre Prevenção ao Suicídio em campanha do Setembro Amarelo

on 13 Setembro, 2019

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do município de Santana da Vargem realizou nesta quinta-feira (12/09), palestras e dinâmicas para conscientizar os alunos da Escolas Estaduais Padre João Neiva e Dona Augusta, sobre a campanha do Setembro Amarelo, com o tema: “Prevenção ao Suicídio – Valorização da Vida.

As palestras foram ministradas pela psicóloga do NASF Juliana Costa de Rezende, com apoio da nutricionista, Adalise Dayane Vieira da Silveira e da fisioterapeuta Hendra Naiara Bento. As enfermeiras Paula Figueiredo e Crystiane Imesi do Programa Saúde da Família (PSF) realizaram dinâmicas com o apoio da agente de saúde, Letícia Neves.

IMG 3314IMG 3334444Setembro amarelo 2

Hoje, o suicídio no Brasil faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar os fatores psicológicos que, muitas vezes, levam à morte.

O problema de saúde pública que estamos encarando agora é causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as causas do suicídio e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Aliás, muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir suas causas abertamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e tiver a atenção de quem está à sua volta. É preciso perder o medo de falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. Faça parte dessa causa, você pode salvar uma vida!

IMG 3332b55f6d33 c202 4d98 812a e2ee4cc789ff



Foto: Adalise Daiane Vieira da Silveira