icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Projeto CTA Universitário do município de Três Corações concorre ao Prêmio INOVASUS 2019

on 29 Agosto, 2019

O Projeto “CTA Universitário UNINCOR: a comunidade acadêmica em testar, diagnosticar e tratar pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/AIDS – Hepatites Virais e Prevenção ao acidente com exposição a material biológico e profilaxia” do Centro de Testagem e Aconselhamento Universitário (CTA), foi selecionado para concorrer à etapa final da 7ª edição do Prêmio de Experiências Inovadoras no Âmbito do SUS, INOVASUS 2019.

downloadinova

O trabalho foi desenvolvido pela Prefeitura de Três Corações, através da Secretaria de Saúde, Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) e da Coordenação Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) do município de Varginha. O município de Três Corações está concorrendo na categoria: “Educação e Segurança do Trabalho”, que reúne experiências destinadas à educação, qualificação profissional e segurança do trabalhador.

O Projeto visa considerar o tripé prevenção-diagnóstico-tratamento para ISTs/AIDS e Hepatites Virais, efetivar ações do CTA na UNINCOR para ofertar aconselhamento individual e coletivo aos acadêmicos capacitados e aproximá-los dos técnicos do CTA para testagem voluntária, diagnóstico e tratamento. Os acadêmicos são capacitados a serem agentes multiplicadores de ações de prevenção e captadores de usuários para testagem voluntária, com garantia do suporte técnico de trabalhadores do CTA na comunidade acadêmica, envolvendo discentes e docentes. Garantindo aos usuários do CTA UNIVERSITÁRIO os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Politica de Humanização e aconselhamento individualizado/coletivo para testagem, diagnóstico e adesão ao tratamento com a efetivação das ações e vínculos entre discentes, docentes e técnicos do Programa na Região de Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o concurso, visa “identificar, reconhecer, valorizar e incentivar as experiências inovadoras em Gestão do Trabalho em Saúde, no âmbito SUS, que proponham ações que levem à melhoria de indicadores assistenciais e/ou redução de custos”. O resultado da premiação será publicado no dia 25 de outubro de 2019.

TRES CORAÇÕES