icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial em Monte Alegre de Minas

on 15 Maio, 2017

Aconteceu no município de Monte Alegre de Minas no dia 26/04, uma ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão lembrado em 26 de Abril.

O objetivo da ação foi conscientizar a população para a necessidade do controle e tratamento da hipertensão arterial e alertar sobre as graves consequências e agravos á saúde.
A atividade, coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família UBS Alfredo Alves Martins e do Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF), consistiu na montagem de um stand na praça Central do Bairro Sagrada Família para verificação da Pressão Arterial da população e passar orientações sobre os riscos da doença e como se prevenir de seus agravos.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, considerando estudos por região e estados, 23% da população maior de 18 anos sofre de hipertensão arterial. De acordo com o Secretário de Saúde Gustavo Vasconcelos Tannus, as graves consequências da pressão alta podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento, por isso essas ações são tão importantes para alertar nossa população quanto a esses cuidados necessários para a boa saúde e qualidade de vida. A hipertensão mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes são registradas por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

Em Monte Alegre de Minas ações preventivas e de alerta são realizadas o ano todo e a Assistência Farmacêutica do município mantém sempre atualizado o estoque das Unidades afim de não faltar medicamentos de controle da Pressão Arterial.