icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Outubro Rosa em Patrocínio

on 26 Outubro, 2016

A programação do projeto Outubro Rosa em Patrocínio atraiu para as Unidades Básicas de Saúde centenas de mulheres, através da mobilização “A atitude é sua. O cuidado é nosso”. Profissionais, usuários da rede e familiares que integraram o Outubro Rosa celebraram o amor e a valorização pela vida. A prevenção foi o alvo desse esforço conjunto. 

As ações contemplaram apresentação de vídeos e discussões nas salas de espera no período da manhã. O período da tarde contemplou: Coleta do exame Papanicolaou; exame clínico das mamas, com solicitação de mamografia conforme protocolo; palestras com a comunidade realizada por profissionais em diversas áreas (nutricionistas, psicólogas, médicos especialistas, médicos das ESF, dentistas das Equipes de Saúde Bucal, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêutica); apresentação de vídeos educativos; atividades físicas; caminhadas de mobilização; roda de conversa com depoimentos de pacientes que já apresentaram diagnóstico de câncer; orientações sobre o autoexame da mama; sorteio de brindes; além da participação de alguns profissionais de beleza, com realização de limpeza de pele, maquiagem e manicure.

As ações de prevenção do câncer do colo do útero obteve grande sucesso junto à população do município, verificado pelo grande público de mulheres que procuraram as Unidades de Saúde neste período. Foram realizados um total de 1764 exames de Papanicolaou, sendo 1559 em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.

As mulheres independentemente da idade puderam realizar o exame clínico das mamas e em acordo com os protocolos, foram emitidos pedidos de mamografia para aquelas com indicação para avaliação diagnóstica ou na faixa etária de rastreamento pelo Ministério da Saúde. Para a prevenção do câncer de mama, foram liberados 420 exames de mamografia entre todas as equipes de Saúde da Família do município, que serão agendados para os próximos meses.

As parcerias estabelecidas entre as Equipes das Unidades Básicas de Saúde com as empresas locais, Centro Universitário do Cerrado, clubes de serviços, associações, profissionais da área da saúde e a população em geral, abrilhantaram ainda mais o projeto. O sucesso do Outubro Rosa é o resultado de muito esforço, trabalho e dedicação de todos os profissionais envolvidos.