icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Uberlândia adquire caminhão baú para o transporte de vacinas

on 11 Outubro, 2016

Para agilizar e melhorar a segurança na distribuição de vacinas em 70 salas e sete maternidades na cidade, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu e já está em funcionamento um caminhão baú refrigerado para o transporte dos imunobiológicos. Os recursos, no valor de cerca de R$333 mil reais, foram conquistados junto ao Ministério da Saúde, pela Central de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde. 

Além do veículo 0 km, foram adquiridos móveis de escritório para melhorar o trabalho na central, três câmaras de refrigeração e dois freezers científicos para a conservação dos medicamentos em estoque.

Antes as vacinas eram transportadas em caixas térmicas o que exigia um maior número de viagem e que poderia dar variação na temperatura até chegar aos destinos. O caminhão mantém temperatura de 2º à 8º graus, o ideal para o transporte das vacinas, sem que prejudique a qualidade do produto. O caminhão será usado na entrega de vacinas e soros para todas as unidades de saúde do município.

As vacinas precisam, essencialmente, que suas temperaturas sejam mantidas em faixas ideais ao longo de todo o trajeto, além dos cuidados já tomados como o embalo e manuseio. Por isso, a logística de transporte e distribuição é complexa e exigem cuidados especiais, segundo informou a coordenadora da Central da, Ângela Maria de Menezes. “O caminhão e os refrigeradores ampliarão o cuidado com a conservação dos estoques das vacinas, o que as manterá em temperaturas ideais para serem utilizadas”, disse.

Outro fator determinante para aquisição do veiculo é a grande quantidade de vacinas que precisam ser distribuídas no sistema público de saúde. Ainda segundo a coordenadora, mensalmente são aplicadas 30.205 doses em pacientes de Uberlândia. Somente na última campanha de vacinação contra a influenza foram aplicadas 149.010 mil doses. Para a tarefa, 12 servidos servidores estão envolvidos nos trabalhos. Diariamente são realizadas 10 entregas em postos distintos.