icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Patrocínio realiza capacitação sobre o exame físico e diagnóstico clínico do Tracoma

on 01 Setembro, 2016

O serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio tem trabalhado junto as Equipes de Saúde da Família e profissionais da educação, no planejamento e organização da Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíase e Tracoma 2016.

A mobilização de todos os profissionais é considerada fundamental para o sucesso das ações educativas, busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo da geo-helmintíase com albendazol, bem como para a realização de exames para a detecção e tratamento do tracoma.

Especificamente para a Campanha do Tracoma, foram realizados vários momentos com envolvimento dos profissionais da saúde com os profissionais da Escola participante da Campanha, profissionais de saúde com os pais, atividades educativas com os escolares e capacitação dos profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária sobre o exame físico e diagnóstico clínico do Tracoma.

A capacitação foi realizada no dia 10/08/2016 e dirigida pelo profissional médico, Dr. Laurêncio B Carvalho Teixeira, do próprio município. Os profissionais participaram de capacitação desenvolvida em anos anteriores pela Secretaria de Estado de Saúde, e tem contribuído anualmente com seus conhecimentos e experiências para o sucesso da campanha no município.

Na sequencia da programação municipal está agendada a visita dos profissionais médicos e enfermeiros na Escola Estadual Ormy Araujo Amaral no dia 26/08/2016, para os exames de avaliação para detecção e tratamento do tracoma.