icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Em Patrocínio, as notificações de dengue seguem em queda pela quarta semana consecutiva

on 06 Julho, 2016

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado no final da tarde do dia 24/06, o município de Patrocínio está com nível de transmissão de dengue considerado baixo.

Na última semana nove casos foram notificados, totalizando 2.059 registros em 2016, sendo 2.025 (98,34%) confirmados.

As notificações de dengue veem caindo gradativamente nas últimas semanas. O fato, segundo explica o coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Martins Junior, se deve ao trabalho permanente de controle dos focos e acentuado pelas temperaturas mais baixas nessa época do ano.

Apesar da queda no registro de casos de dengue, é importante manter os cuidados para afastar e combater o mosquito Aedes aegypti.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Febre Chikungunya e Zika Virus

Em relação às notificações de febre chikungunyua, a Secretaria Municipal de Saúde informa que dos 6 (seis) casos, 4 foram descartados, 01 aguarda resultado do exame laboratorial e 01 aguarda vínculo epidemiológico.

Quanto ao Zika Virus, não houve alteração do quadro da doença em Patrocínio nas duas últimas semanas. Até o momento, foram 11 notificações, 06 confirmadas, 02 descartadas e 03 em investigação.

Vírus da influenza, o H1N1

O Boletim nº24 indica 28 notificações, sendo 02 confirmadas, 01 descartada, 19 sem coleta e 06 em investigação.

CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DO BOLETIM Nº 24