icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Sábado de Solidariedade em Monte Alegre de Minas

on 10 Outubro, 2017

A Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Monte Alegre de Minas – AVCCMAM, em parceria com o Hemocentro de Uberlândia-MG, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Santa Casa, realizaram no sábado (07/10) campanha de doação de sangue.

Várias pessoas realizaram este ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas. A coleta foi realizada na Escola Estadual Prof. Alex Machado, 140 pessoas compareceram para triagem, possibilitando a doação de 100 bolsas para o hemocentro.

Conforme informa o Ministério da Saúde, o Brasil é referência em doação de sangue na América Latina, Caribe e África. Desde 2009, a experiência brasileira é utilizada em cooperações técnicas com mais de 10 países para o fortalecimento e desenvolvimento da promoção da doação voluntária de sangue, qualificação da atenção integral à pessoa com Doença Falciforme e aperfeiçoamento da produção de hemocomponentes.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independente de parentesco com o doador. É importante lembrar que o sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que frequentemente necessitam de transfusão.