icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Prefeitura de Tupaciguara realiza a Conferência da Saúde

on 03 Julho, 2017

A prefeitura de Tupaciguara, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Humanizar quem sabe pode muito, quem ama pode mais”, nos dias 29 e 30 de junho de 2017, no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio, localizado à Avenida Heródoto Ferreira Pontes, 137 no Bairro Tiradentes.

Na conferência foram escolhidos delegados, enviados pelas entidades de Tupaciguara, para, juntos com o Conselho Municipal de Saúde, votarem no Plano Municipal de Saúde 2018/2021. “O Plano Municipal de Saúde 2018/2021, mais do que uma exigência legal, é um instrumento fundamental para a consolidação do SUS. Através dele, buscamos explicitar o caminho a ser seguido pela Secretaria Municipal de Saúde de Tupaciguara para atingir a sua missão que se baseia no planejamento, execução e gerência dos serviços de saúde de forma consonante com os princípios do SUS, buscando excelência técnica/operatória associada à humanização na oferta de ações integradas de saúde que possam impactar positivamente na qualidade de vida dos cidadãos. A missão da secretaria vem de encontro aos anseios da Administração Municipal 2017/2020 que assume, de forma definitiva, o compromisso de estabelecer um novo modelo de gestão baseado na excelência da prestação de serviços públicos”, afirma a Secretária e Gestora Municipal de Saúde, Mariana Leão Prudente Rotundo.

O prefeito municipal, Tenente Carlos, afirma que a elaboração desse plano é o resultado do envolvimento, comprometimento e esforço da Administração Municipal e de todas as áreas técnicas de Assistência e de Gestão da Secretaria de Saúde e deverá ser apresentado à população tupaciguarense na 5ª Conferência Municipal de Saúde – junho/2017, para conhecimento, discussão, análise e incorporação das deliberações aprovadas em Assembleia Geral, “O planejamento ora apresentado baseou-se no Plano Plurianual (PPA), e desdobrar-se-á nas Programações Anuais de Saúde (PAS) e principalmente deverá ser acompanhado permanentemente pelo Executivo Municipal, pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e usuários municipais do SUS, além do monitoramento da Câmara Municipal de Vereadores e do Conselho Municipal de Saúde, através dos Relatórios Detalhados do Quadrimestre Anterior (RDQA) e dos Relatórios Anuais de Gestão (RAG), instrumentos legalmente instituídos para avaliação e controle”, finaliza o Prefeito Municipal.

A Conferência foi realizada em dois dias, 29 e 30 de junho. No dia 29 de junho foi a abertura oficial com a presença das autoridades às 20 horas e com a palestra “Humanizar, quem sabe pode muito, quem ama pode mais”. Já o dia 30 de junho foi voltado mais para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e para os delegados das instituições que terão em mãos a apresentação do Plano Municipal de Saúde 2018/2021, com discussões em grupos, relatórios e votação em plenária com o Conselho Municipal de Saúde.