icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Secretaria Municipal de Sete Lagoas realiza Reuniões do Fórum Perinatal

on 31 Outubro, 2018

Nos meses de setembro e outubro de 2018, foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, dois encontros do Fórum Perinatal, na Casa da Cultura em Sete Lagoas, que contou com a participação de Municípios Vizinhos e diversos profissionais da área da saúde.

No encontro do mês de Setembro, estiveram presentes médicos generalistas, ginecologistas, obstetras, enfermeiros e profissionais do NASF da Atenção Primária de Sete Lagoas e profissionais da Maternidade do HNSG, totalizando aproximadamente 130 participantes.

 O tema abordado nesta edição foi a Análise de dados dos Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal: Comitê Regional e Municipal de Sete Lagoas.  O Fórum foi ministrado pela Enfermeira da Superintendência Regional de Saúde, Gabriela França e pela Enfermeira da Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, Terezinha Gomide. Durante o encontro foram discutidas e alinhadas várias ações a fim de prevenir novos óbitos evitáveis, intercorrências gestacionais, internações e procedimentos de alto custo, buscando a melhoria da Assistência à gestação, parto e RN, Fluxo de pacientes e de informações e Análise do Comitê.

Já no encontro do mês de Outubro,   aproximadamente 86 profissionais participaram do evento. O tema abordado foi o Pré-Natal do Parceiro, e contou com o relato de experiência da UBS Cidade de Deus e ESF Dona Silvia. O Fórum foi ministrado pela Enfermeira da Superintendência Regional de Saúde, Sione Dias e a Enfermeira da ESF Cidade de Deus II, Milene Rodrigues. No encontro, os participantes puderam observar as ações na prática através de fotos e explicações pertinentes.

"Na medida em que vamos discutindo os assuntos nos Fóruns, um tema puxa outro e a discussão fica cada vez enriquecida, a Coordenadoria da Atenção Primária e o Grupo Condutor da Rede Cegonha estão muito satisfeitos com a grande participação dos profissionais neste projeto", explica a Gerente da Regional Lagoa Paulino e Membro do Grupo Condutor da Rede cegonha e Comitê de óbito materno, fetal e infantil de Sete Lagoas, Nathália Trombini.

 FÓRUM PERINATAL 1