icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Urucânia

on 26 Abril, 2016

A Prefeitura de Urucânia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã de quarta-feira (13/04), a posse dos novos conselheiros que integrarão o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, gestão 2016/2018. O evento ocorreu na sede do CRAS e contou com ampla participação popular.

O CMDCA é um conselho temático, voltado para um grupo específico da população. Ele é um órgão deliberativo, cujas decisões têm força de lei. O Conselho é composto, respeitada a paridade, por representantes da sociedade civil e do poder executivo local. A principal função do Conselho é definir diretrizes para a formulação das políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente, construindo parâmetros que vão orientar a criação de projetos e programas pelo governo municipal.

Participaram da solenidade de posse, a vice-prefeita Dona Luzia; a Secretária Municipal de Assistência Social, Marilda Ventura, os vereadores, Adivalda Siqueira e Obreiro Ivan, a vice-presidente do CMDCA, Marli Barbosa, membros do Conselho Tutelar, servidores municipais e população em geral. O CMDCA é formado por conselheiros titulares e suplentes representando os seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social; Pastoral da Criança e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

Ao final do evento, a vice-prefeita, Dona Luzia deu boas vindas às novas conselheiras e destacou a participação da população nas ações da atual administração. “Nossa gestão reformulou todos os Conselhos Municipais e através desta ação estamos trabalhando com as prioridades apresentadas pela população através dos Conselheiros”, destacou.