icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Caminhão Mamógrafo esta em Urucânia

on 19 Abril, 2016

Investir em Saúde é prioridade em Urucânia. Por isso, após solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, o Caminhão Mamógrafo da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais está no município entre os dias 11/04 a 20/04. A Unidade Móvel está estacionada na Praça Leopoldino Januário Pereira, em frente à Câmara Municipal, e os atendimentos são realizados nos horários: 8h às 11h e de 13h às 17h.

A mamografia é essencial para diagnosticar o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres atualmente. Para ter acesso ao exame disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres com idade entre 40 a 49 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta médica. A partir dessa consulta, será avaliada a necessidade de realizar o exame.

Já para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, basta solicitar a requisição de mamografia e agendar o exame pelo SUS. Os municípios que não têm acesso ao exame, contam com mamógrafos para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama que aumentam em mais de 90% o sucesso do tratamento.