icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Julho Amarelo: por uma maior conscientização no combate às hepatites virais em Pirapora

on 27 Julho, 2020

A campanha “Julho Amarelo” instituída no Brasil em 2019 tem a finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, classificadas em A, B, C, D e E. A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Saúde convida a população a participar da testagem e aconselhamento proposto pelo Centro de Promoção à Saúde da Microrregião de Pirapora, localizado na rua Montes Claros (em frente a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire).

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, os procedimentos adotados são seguros e sigilosas. “Infelizmente não pudemos realizar as palestras de conscientização que promovemos todos os anos, porém, é importante que a população tenha o interesse em realizar os testes e ter uma vida mais saudável”, salientou a secretária. A prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca confirma que o “Julho Amarelo” reforça a prevenção das hepatites e o sistema público de saúde está à disposição de todos. “Previna-se!”.

julho amarelo

Para conhecimento A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Fonte: Ministério da Saúde.

Autor:Vinicius Barreto