icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Pirapora cria central de atendimento ao Covid19

on 20 Maio, 2020

Uma das ações promovidas pela Prefeitura de Pirapora em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 foi a criação da Central de Atendimento à COVID-19 em Pirapora. O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da telemedicina durante a pandemia. A medida de caráter excepcional acontece em Pirapora com os médicos afastados por serem do grupo de risco, que da mesma forma vem desempenhando um trabalho necessário para a ocasião.

Nesse sentido, o paciente com sintomas gripais entrará em contato com a Central de Atendimento, passará por uma triagem pela equipe de saúde, já capacitada para um acolhimento adequado. Os protocolos da telemedicina serão por orientação, monitoramento ou interconsulta, que segue: Teleorientação: onde profissionais realizam à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes; Telemonitoramento: monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e/ou doença; Teleinterconsulta: troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

20200518 215939 COLLAGE

Além da telemedicina, a Central de Atendimento poderá encaminhar o paciente para a Unidade de Enfrentamento a COVID-19 ou para a Fundação Hospitalar, dependendo dos sintomas e condições clínicas apresentadas. Após avaliação, o paciente notificado permanecerá em acompanhamento da sua condição de saúde por monitoramento realizado pelas equipes da Atenção Primária à Saúde até melhora da condição de saúde, conforme determinação do Ministério da Saúde. A prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca, salientou que é mais uma ação em conjunto com a Secretaria de Saúde e o Comitê de Enfrentamento no combate ao coronavírus. “Precisamos frear esse vírus e esse atendimento amplia mais ainda nosso sistema de saúde. Faremos o que for preciso para o bem de nossa população”, disse a prefeita. Ligue, tire suas dúvidas ou denuncie: 3740 6262

Texto e fotos: Vinicius Barreto