icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Ponto dos Volantes realiza palestra sobre o Câncer de Próstata

on 24 Novembro, 2016

Nos dias 08/11, 11/11, 17/11 e 22/11 foram realizadas em Ponto dos Volantes palestras sobre o Câncer de Próstata. O objetivo da ação foi orientar e esclarecer sobre esse câncer e sua prevenção. Além disso, também foi reforçado o debate para que a população masculina participe ainda mais das atividades promovidas no município e em todo o País.

A Campanha Novembro Azul, foi preparada especialmente para os homens com o intuito de alertá-los sobre a importância do exame de próstata. Em seguida, foi abordado o Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização realizada com todas as entidades no mês de novembro e dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os médicos recomendam que o primeiro exame PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família. Mas, para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. Segundo os organizadores, “a combinação entre o exame de sangue com o exame físico (toque retal) é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata”. E completa que “um diagnóstico precoce da doença permite um leque de opções de terapia, que pode ser desde simplesmente acompanhar, observar esses doentes sem precisar fazer algum tratamento. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação”.

A ação de promoção à saúde do homem foi realizada com os usuários. Também foi ofertado teste capilar, aferição de PA e o exame de toque retal.