icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Município de Itaobim realiza roda de conversa sobre aleitamento materno

on 30 Agosto, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaobim, por meio da Equipe de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) realizaram na quarta-feira (07/08), no Hospital Vale do Jequitinhonha, uma palestra para as gestantes e puérperas do município, para tratar sobre a importância do aleitamento materno.

itaobim1

A ação foi realizada em comemoração a Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno, celebrada na primeira semana de agosto em mais de 170 países. A Pediatra Dra. Isabela Pimenta, a Nutricionista, Daiany Neres e a Enfermeira Obstetra, Maria Valdirene Barbosa fizeram uma roda de conversa, abordando informações relevantes e esclarecendo as principais dúvidas das participantes. Para finalizar o encontro, foi realizada uma visita ao setor de Obstetrícia e Alojamento do Hospital Vale do Jequitinhonha, para que as gestantes conhecessem o funcionamento do local onde elas serão atendidas.

itaobim232itaobim33

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno pode reduzir em até 13% a taxa de mortalidade de crianças com menos de dois anos. O leite materno também pode proteger o bebê contra doenças, prevenindo a formação incorreta dos dentes, problemas na fala, além de proporcionar um melhor desenvolvimento e crescimento, sendo um alimento completo, dispensando água ou comida, até os seis primeiros meses de vida da criança.

A amamentação também traz benefícios para a saúde da mãe, auxiliando para que o útero volte ao tamanho normal mais rapidamente, diminui o sangramento, previne a anemia materna e reduz o risco de câncer de mama e ovários. Uma ação simples que contribui para a saúde da mãe e do bebê.