icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Caminhada da Luta Antinamicomial em Cachoeira de Pajeú

on 14 Junho, 2019

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura e demais Secretarias e Instituições e o CAPS Humaniza Pajeú, foi realizada a 3ª Caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 17 de maio, no município de Cachoeira de Pajeú.

O evento contou com a participação dos usuários, familiares, estudantes, professores, colaboradores, profissionais de saúde, de outras instituições, e da sociedade civil. Ao som da Fanfarra, todos participaram da caminhada levando cartazes, faixas, balões e apitos; realizando o percurso até ao seu destino, na Praça Rui Barbosa, onde foram surpreendidos com lindas músicas cantadas pelo usuário “Paulo Henrique e o cantor Murilo Junior”, o qual gentilmente ensaiou com o usuário durante as semanas que antecediam o evento.

Neste mesmo momento, as pessoas foram convidadas a conhecer a história da saúde mental, de forma lúdica, as pessoas entravam em um “labirinto” onde vivenciavam todo o processo da reforma psiquiátrica não só do país, mas também do município com a vinda do CAPS para a cidade, contada com imagens, artesanatos, esculturas e documentários de usuários e familiares.

A data celebra a substituição dos manicômios (hospitais psiquiátricos) pelo direito ao tratamento humanizado em serviços abertos na comunidade, como os Centros de Atenção Psicossocial, e também reivindica a inclusão social, os direitos que ainda não foram conquistados, e as mudanças/retrocesso nas Políticas Públicas de Saúde Mental.

Para o CAPS Humaniza Pajeú : “A luta é continua, mas somos mais fortes quando estamos “juntos, de mãos dadas, contra as correntes!”

Caminhada Luta Antimanicomial



Foto: CAPS Humaniza Pajeú