icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi realiza ação educativa sobre tuberculose em Clínica de Recuperação

on 20 Dezembro, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi realizou na segunda-feira (09/12), uma atividade educativa sobre tuberculose em uma clínica de recuperação química e psiquiátrica do município, como o intuito de alertar e orientar os pacientes sobre a doença, principais sintomas e tratamento.

O Dr. Rafael Picardi e a Referência Técnica, Daniela Faria ministraram uma palestra para aproximadamente 35 pessoas, onde abordaram os sinais e sintomas da tuberculose, prevenção e a forma correta de tratamento. Após a explanação dos profissionais,  foi realizado o exame direto (pesquisa de BAAR) de todos os pacientes internos e funcionários da clínica. Para o Dr. Rafael Picardi, “o trabalho realizado foi um sucesso, pois após receber as informações, todos os pacientes e funcionários puderam realizar a coleta do exame de rastreamento e os que apontaram qualquer alteração será encaminhado para avaliação, ou seja,  a busca ativa está sendo feita visando mais agilidade no diagnóstico”.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

IMG 20191209 WA0006