icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Secretaria de Saúde de Piumhi realiza evento em comemoração ao Programa Viva pra Valer

on 17 Dezembro, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi realizou na terça-feira (03/12), na Praça da Matriz, em frente ao Prédio da Secretária de saúde, a comemoração do primeiro ano do Programa Municipal “Viva Pra Valer.” O município de Piumhi foi contemplado com o Programa Crescer (portaria 3662 14/11/2018 e portaria FAN  n° 3799 26/12/2017 e assim foi criando o programa Viva pra Valer, desenvolvido no município durante o ano de 2019, com o objetivo  de acompanhar a saúde dos participantes, monitorar o nível de obesidade e doenças crônicas prevalentes com vistas  a orientação para alimentação saudável e assim promovendo a saúde dos usuários.

IMG 20191203 WA0135IMG 20191203 WA0220

O programa é aplicado por uma equipe multidisciplinar, com reuniões mensais em vários locais do munícipio de acordo com o cronograma das Unidades de saúde, Academia de Saúde e parques da cidade, atingindo a população adulta e infantil. Para atingir a faixa etária de menores de dez anos, o Programa Viva pra Valer, foi aplicado nas Escolas pactuadas com o Programa Saúde na Escola (PSE) e creches municipais de forma lúdica, com jogos e brincadeiras para sensibilizar as crianças sobre uma alimentação saudável. Após as atividades de cada encontro, é oferecido um lanche saudável aos participantes.

A comemoração de um ano do Programa Viva Pra Valer, contou a Secretária Municipal de Saúde, Aline Barbosa de Castro que realizou a abertura do evento e com a participação da Superintendente, Kátia Rita Gonçalves. Durante o evento, a equipe de profissionais premiaram 17 participantes que tiveram maior frequência nas reuniões realizadas durante todo o ano. O Educador Físico, Ricardo Soares também aproveitou e realizou algumas atividades físicas com os participantes do evento.

IMG 20191203 WA0216IMG 20191203 WA0229

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Aline Silva Barbosa o Programa Viva pra Valer, atingiu a população adulta em geral e  através das atividades que foram desenvolvidas nas escolas e creches, foi possível atingir também as crianças e assim todos puderam experimentar alimentos saudáveis e serem incentivados a bons hábitos alimentares. “Cumprimos com o objetivo do programa e ainda incentivamos a qualidade de vida através de atividades físicas e palestras sobre promoção e prevenção das doenças. Realmente o programa tem que ser comemorado porque foi um sucesso e esperamos continuar aplicando nos próximos anos,” ressaltou.

IMG 20191203 WA0213