icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi realiza comemoração da Campanha Novembro Azul

on 09 Dezembro, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi realizou na noite de quarta-feira (27/11), no Salão de eventos do Centro de Convivência “Ramiro Júlio Ferreira e Vó Ana,” um evento para encerrar a comemoração da Campanha Novembro Azul, ressaltando a importância da conscientização, prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, com o intuito de salvar vidas da população.

A Secretária Municipal de Saúde Aline Silva Barbosa e o Vice-Prefeito, Éder Mota realizaram a abertura do evento que contou com uma palestra proferida pelo médico e pós-graduado em geriatria, Dr. Marcelo Pereira, que abordou sobre a Saúde do Homem, prevenção e cuidados, além de apresentar uma demonstração sobre a anatomia e localização da próstata, a definição do câncer, o nome dado a todas as formas de tumor maligno e que surgem a partir de uma anormalidade nos genes gerando uma multiplicação descontrolada de determinadas células do organismo.

untitled28

O Dr. Marcelo Pereira destacou a importância da prevenção em relação ao câncer de próstata, que é o segundo tumor mais frequente em homens e a segunda maior causa de morte por cânceres no Brasil. Também foi informado sobre os fatores de risco para o câncer  de próstata e ressaltou sobre os sinais e sintomas mais frequentes em relação a urina como jato fino/e ou fraco, micção intermitente, urgência e necessidade para urinar especialmente a noite, presença de sangue na urina, dor ao urinar e durante a ejaculação. Também foi relatado sobre a importância da prevenção da doença, diagnóstico precoce e o tratamento. A segunda palestra foi ministrada pelo educador físico e advogado, pós-graduado em Direito Processual Penal, Geraldo Batista que abordou “o direito ao tratamento digno”, mencionando as legislações vigentes para o paciente com câncer, a partir do momento que possui o diagnóstico da doença.

8 110untitled2 1

Após a palestra, o educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ricardo Soares falou sobre a importância de praticar atividades físicas para a prevenção do câncer, e ensinou os participantes a calcularem o Índice de Massa Corporal (IMC) e explicou o significado dos resultados. A terceira palestra foi ministrada pelo dentista Gláuter Rodrigues, especializado em  Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e estomatologia, que abordou sobre lesões bucais, câncer de boca, diagnóstico diferencial,  prevenção, cuidados e a importância de procurar um dentista em casos suspeitos para diagnóstico precoce.

De acordo com a Secretária de Saúde, Aline Silva Barbosa Castro a comemoração da Campanha do  novembro Azul teve grande impacto  com todas as atividades que já tinham sido realizadas e o evento final foi um sucesso. “Muito pacientes compareceram, profissionais com domínio abordaram o tema em discussão e o mais importante,  o recado foi repassado sobre a importância da prevenção,” ressaltou. 

Ao final do evento, que contou com a participação de 150 pessoas, foi realizado sorteios de brindes e  cortes de cabelos.

9untitled6untitled9