icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Ações Outubro Rosa em Montes Claros

on 16 Novembro, 2016

Em Montes Claros a Atenção Primária à Saúde aderiu à campanha do Outubro Rosa, durante todo o mês de outubro as unidades contaram com uma decoração especial para o mês. 

As ações alusivas ao outubro garantiram a coleta de exames de prevenção de Câncer do Colo Uterino (PCCU), e a realização de exame clínico das mamas, além da solicitação de mamografias para as mulheres na faixa etária de rastreamento (50 a 69 anos de acordo com as diretrizes ministeriais).

A ação foi realizada em todas as Estratégias Saúde da Família com o apoio dos enfermeiros, dos residentes em saúde da mulher e saúde da família, dos médicos, dos agentes comunitários de saúde, dos auxiliares administrativos, da zeladoria, dos acadêmicos das faculdades sediadas no município e de diversos outros parceiros.

Além das ações supracitadas houve uma mobilização com as empresas sediadas no distrito industrial feita pela Coordenação dos Programas Estratégicos via Programa Saúde da Mulher.

O foco é que a maioria das mulheres trabalhadoras tem pouco ou nenhum contato com a atenção primária devido à jornada de trabalho, com vistas a atender a demanda solicitada as atividades ocorreram nos três turnos: manhã, tarde e noite.

As ações nessas localidades tiveram como temas: Diretrizes de rastreamento para o Câncer de mama, de colo uterino e colorretal, incentivando as mulheres a se cuidarem e a cuidarem de seus pares, durante os eventos foram distribuídos preservativos.