icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Todos contra o Aedes Aegypti Em Icaraí de Minas

on 24 Maio, 2016

A Dengue, Chikungunya e a Zika são doenças virais transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O número de casos sempre aumenta com o período das chuvas e de tempos em tempos ocorre epidemias, por mais que o governo se esforce para manter a população informada, sempre que passa o período das chuvas e o número de pessoas contaminadas diminui, a população deixa de lado o que aprendeu e não põem em pratica as medidas profiláticas.

A partir dessa constatação, o município de Icaraí de Minas tem desenvolvido ações de prevenção. A unidade de saúde Maria das Dores Rocha por meio da Secretaria Municipal de saúde de Icaraí de Minas desenvolveu atividades com alunos e professores da área de abrangência da unidade no intuito de esclarecê-los e conscientizá-los das condutas individuais e coletivas para prevenir tais doenças.

Foram abordados temas como os principais recipientes artificiais que propiciam a reprodução e proliferação do mosquito transmissor e as medidas de controle que devem ser tomadas para que estes recipientes não acumulem água. Também foram abordados os trabalhos executados pelos agentes de zoonoses, as principais atividades de orientação à população (casa-a-casa) e controle de larvas (Bloqueio de Criadouros) e mosquitos (Nebulização), bem como a importância de a população receber e não recusar a visita dos agentes de zoonoses.

Durante a palestra foram apresentados materiais expositivos sobre o ciclo e as diversas fases de vida do mosquito (ovo, larva, pupa, adultos macho e fêmea). Foi exposto que o objetivo maior dos alunos seriam eles tomarem para si um papel social de propagadores das ideias aos seus pais, vizinhos e comunidade onde vivem.

Com essas atividades desenvolvidas no mês de março, esperamos cumprir com o papel de criadores de conhecimento e de propagadores de informações, lembrando que a batalha contra a dengue é responsabilidade de todos e que cada um tem que fazer sua parte.