icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Santa Vitória início às atividades da Academia da Saúde

on 08 Abril, 2016

A Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria de Saúde, deu início no dia 24 de março às atividades da Academia da Saúde “Paulo Cabral de Lima”, localiza no Complexo Esportivo, bairro Jardim Tropical.

O bloco de apoio conta com espaço coberto, com sala de vivência que poderá abrigar práticas como dança, ginástica, lutas, yoga, entre outras. Também, conta com dois sanitários já adaptados para portadores de deficiência, bebedouros e um espaço para depósito para armazenamento dos materiais utilizados durante as atividades.
A área externa é destinada para prática de exercícios ao ar livre e contém área com piso em concreto e equipamentos (barras para flexão, pranchas abdominais e barras para alongamento), além de jardins e bancos de concreto. Terá também iluminação externa para possibilitar atividades noturnas. Todo o projeto segue criteriosamente as normas de acessibilidade.

O equipamento da Academia da Saúde visa promover a saúde e prevenir doenças crônicas não transmissíveis, estimulando modos de vida mais saudáveis, como bons hábitos alimentares e atividades físicas regulares. “Quem sai do sedentarismo tem uma condição de vida melhor, evitando doenças que chegam por conta da falta de uma vida saudável. Vamos continuar trabalhando bastante em todas as áreas para assegurar para a população de Santa Vitoria uma melhor qualidade de vida”, explicou a secretária municipal de Saúde, Sandra Barbosa.

As atividades são desenvolvidas por profissionais do Programa e são potencializadas pelos profissionais do NASF, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com os seguintes eixos: Práticas corporais e atividades físicas; Produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; Promoção da alimentação saudável; Práticas integrativas e complementares; Práticas artísticas e culturais; Educação em Saúde; Planejamento e Gestão; Mobilização da comunidade.

santavitoria01