icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Capinópolis implanta Grupos de Controle do Tabagismo nas unidades do PSF

on 17 Agosto, 2017

Em Capinópolis,através da Secretaria Municipal de Saúde, funciona o Grupo de Controle do Tabagismo “Reacendendo a Vida”. O Grupo foi implantado em todas as Unidades de PSFs e tem como objetivo oferecer suporte clínico e psicossocial aos dependentes do tabaco que decidem parar de fumar. É composto por uma equipe multidisciplinar com psicólogas, nutricionista, médicos, assistente social e dentista.

Os encontros são realizados semanalmente, às quintas-feiras, na sede de cada Unidade do Programa Saúde da Família. Nesses encontros os participantes recebem informações sobre os benefícios que a cessação do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, realizam exercícios, dentre outras orientações. Para fazer parte do grupo, basta que o cidadão procure o seu PSF de referência em seu horário comercial de funcionamento, das 07:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira, e faça sua inscrição.
“A Secretaria oferece o grupo a todos aqueles que estiverem motivados a parar de fumar, e desejam a ter uma vida com mais saúde e qualidade”, informou Celismar Vieira de Lima Enfermeiro e coordenadora da Atenção Primária à Saúde.