icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Grupo operativo em saúde mental é implantado na atenção primária de Capinópolis

on 17 Agosto, 2017

O Grupo Educativo em Saúde Mental é mais uma ação fomentada pela Atenção Primária à Saúde de Capinópolis MG.

Iniciamos o grupo em Maio de 2017, cujo objetivo é a educação em saúde de forma coletiva, onde são abordados temas ligados à saúde mental e a promoção da saúde dos pacientes.

Um dos benefícios das atividades em grupo é a socialização, partilhamento de experiências com outros participantes, podendo diminuir suas dúvidas e refletir acerca da patologia e o modo como a vivencia. As intervenções em saúde mental no grupo educativo promovem novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, orientando-se pela produção de vida e de saúde e não se restringindo à cura de doenças. Isso significa acreditar que a vida pode ter várias formas de ser percebida, experimentada e vivida. Para tanto, é necessário olhar o sujeito em suas múltiplas dimensões, com seus desejos, anseios, valores e escolhas.

Na Atenção Básica, o desenvolvimento de intervenções em saúde mental é construído no cotidiano dos encontros entre profissionais e usuários, em que ambos criam novas ferramentas e estratégias para compartilhar e construir juntos o cuidado em saúde. Os profissionais de Saúde realizam diariamente, por meio de intervenções e ações próprias do processo de trabalho das equipes, atitudes que possibilitam suporte emocional aos pacientes em situação de sofrimento. Os grupos acontecem uma vez ao mês em cada Unidade do Programa Saude da Família.