icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Grupo de Tabagismo de Itueta

on 10 Junho, 2016

A Secretaria Municipal de Saúde de Itueta realiza um trabalho de suma importância para a população denominada grupo de tabagismo. Durante as reuniões do grupo, os participantes são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por um médico, uma enfermeira, uma farmacêutica e uma psicóloga que se reúnem na Unidade de Saúde de Quatituba/Itueta para realizarem as atividades. Os trabalhos com o grupo tem a duração de 6 semanas consecutivas. O início do programa foi em Fevereiro de 2016 e já obteve excelentes resultados.

Segundo a coordenadora Hosana, o grupo iniciou com 31 pessoas, onze desistiram e doze delas já pararam de fumar. Os outros já diminuíram a quantidade de cigarro e continuam participando, uma conquista muito importante contra o tabagismo.  

O aposentado Jonair Alves contou à importância que o grupo teve em sua vida.

“Vivi 40 anos de doença, na ignorância. Meses atrás a agente de saúde me falou sobre o programa e eu aceitei, batalhei e com a ajuda dos anjos da saúde consegui largar o cigarro. Quero agradecer aos funcionários da saúde e toda sua equipe que me convidou para participar do grupo e me encorajou a não desistir. Hoje cheiro o cigarro e me dá enjoo”.

A dona de casa Vera Lúcia, 42 anos relatou fumar 40 cigarros/dia e que sofria por causa da bronquite aguda. Começou a participar do grupo e com 3 semanas parou de fumar obtendo um melhora significante no seu quadro de saúde além de melhor qualidade de vida.“Parar de fumar sozinho, sem ajuda não é fácil, quero agradecer a todos pelo empurrão que me deram. Hoje, minha respiração mudou. Quem quiser parar de fumar tem que frequentar o grupo, pois vale a pena” finalizou.

Informações sobre como participar do grupo de tabagismo devem ser obtidas através do telefone:(33)3266-2232.