Dia da Luta Antimanicomial no município de Piedade de Caratinga
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

Dia da Luta Antimanicomial no município de Piedade de Caratinga

on 23 Maio, 2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Piedade de Caratinga, com o apoio da prefeitura municipal e em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, se mobilizou para o dia 18/05, Dia da Luta Antimanicomial.

O Movimento da Luta Antimanicomial é um processo histórico das pessoas em sofrimento mental e das/os profissionais da saúde pela garantia dos Direitos Humanos e sociais e pelo cuidado em liberdade. Esse movimento nasce da necessidade de banir o modelo institucionalizado de atenção à saúde mental, pautado por práticas assistenciais violentas e excludentes, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

Imagem 18 05 Antimanicomial

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Com a evolução do movimento e as profundas discussões respaldadas pela Ciência, tem início, no Brasil, em meados dos anos 1980, a Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de denunciar as violações de direitos e principalmente de construir uma política pública de cuidado em liberdade, consolidada por uma rede de serviços e estratégias comunitárias pautada pela solidariedade e inclusão.

Seguimos na luta por um SUS Antimanicomial. Cuidado é em liberdade, não em manicômios!

Fonte: Prefeitura Municipal de Piedade de Caratinga