icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Corujão da Saúde atinge 6 mil atendimentos em Fabriciano

on 30 Junho, 2017

O programa Corujão da Saúde, lançado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano em abril deste ano alcançou a marca de 6 mil atendimentos em menos de dois meses, conforme balanço da Secretaria de Governança da Saúde. O número expressivo foi contabilizado até o último levantamento realizado neste mês de junho considerando as diversas especialidades oferecidas pelo programa, que são: Hematologista; Reumatologista; Ortopedista; Oftalmologista; Mastologista; Endocrinologista; Cirurgião e Pneumologista. Na atenção primária oferecida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atuam clínicos gerais, pediatras e ginecologistas. Esses profissionais prestam assistência a toda à população do município, além das Equipes de Saúde da Família (ESF) que ficam responsáveis pela organização e atendimento em promoção à saúde. O Prefeito, Dr. Marcos Vinicius, disse estar satisfeito com o resultado alcançado e ressalta que o programa eliminou a fila de pacientes que aguardavam há anos por consultas e exames. Todos os atendimentos prestados pelo Corujão são agendados nas UBS e marcados no menor tempo possível. Com o encaminhamento, o paciente procura o atendimento na UBS Centro, onde é prestado o serviço especializado.

Atendimentos

O Corujão funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Cruz, de 16h as 22h, e na UBS do Centro, de 19h as 22h. Os atendimentos ocorrem de forma diferenciada: a UBS do Santa Cruz fica responsável pela atenção primária, com clínicos gerais e pediatras e todo o atendimento especializado é focado na UBS do Centro.

Segundo o gerente da Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Cruz, José Reinaldo Da Silva, a demanda aumentou muito e a orientação é que as pessoas passem pela triagem nas UBS e só procurem o corujão em caso de necessidade. Na unidade, atendem dois pediatras e 2 clínicos gerais, às 15h são distribuídas senhas e às 15h30 começa a marcação dos atendimentos. “Dentre os atendimentos realizados a pediatria é a mais procurada. Somente no mês de maio foram mais de 900 atendimentos de pessoas de todos os bairros da cidade, inclusive temos atendido uma grande demanda de Cocais”, explicou.

Já na UBS do Centro, as especialidades mais procuradas são: Ortopedia, cardiologia e urologista, mas de acordo com a gerente da unidade, Glaucia Santana, outros especialistas que não existiam na rede básica como: reumatologista, hematologista e endocrinologista estão tendo grande demanda.

Avaliação

Para os pacientes que esperavam há anos por atendimento, o Corujão da Saúde é um avanço, como relata a doméstica, Maria das Graças. “Minha consulta foi muito rápida, passei pelo Clínico Geral e fui encaminhada para o oftalmologista, estou muito satisfeita com o atendimento”, elogiou.

Já a dona de casa, Adevanir Andrade de Oliveira, precisou de um cardiologista e não teve nenhum problema. “Espero que o atendimento continue assim, estou muito satisfeita porque precisei de um cardiologista e em pouco tempo que havia consultado na UBS do Jk, recebi uma ligação informando sobre minha consulta com o especialista”, disse.

“A avaliação é das melhores possíveis, o Corujão veio pra ficar e tem dado resultado. Por exemplo, o Corujão da especialidade já resolveu demandas que estavam reprimidas há anos. Pessoas que precisavam de consulta de hematologia já consultaram. Essa iniciativa é uma inovação do nosso governo, inclusive eu já conversei com outros prefeitos da região e sugeri que eles adotassem essa medida para atenderem até mesmo as pessoas que trabalham durante todo o dia e precisam de atendimento”, afirmou Doutor Marcos Vinicius.

Serviço

A UBS do Centro funciona na Rua Alberto Scharlet, 154, e a UBS do Santa Cruz está localizada na Rua Bolívia, 401