Web Seminário Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente IdeiaSUS
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

Web Seminário Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente IdeiaSUS

on 30 Maio, 2022

 

Por meio de uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), foi realizado na tarde desta sexta-feira (27/05), o Web Seminário para apresentar aos municípios mineiros o Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente IdeiaSUS.

O Web Seminário contou com a mediação da Assessora Técnica do COSEMS/MG, Ethiara Vieira e as apresentações dos representantes do IdeiaSUS/FIOCRUZ, o Psicólogo e Analista de Gestão em Saúde, Henrique Antunes Vitalino e do Prof. Ms. Emanoel Campos Filho e com a participação dos municípios que enviaram experiências para 17ª MOSTRA “BRASIL, AQUI TEM SUS” edição 2022, e não foram selecionados a fim de proporcionar visibilidade aos trabalhos realizados pelos municípios mineiros em prol da saúde pública.

ideiasus 1

O IdeiaSUS é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS, que tem como objetivo identificar, reunir e disponibilizar um banco de “práticas e soluções” em Saúde & Ambiente, e parte do princípio que a troca de experiências, “exitosas ou não”, são essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Henrique Antunes destacou que o IdeiaSUS foi um projeto criado em 2013, de forma colaborativa, como um acervo de experiências aberto para todas as práticas essenciais, exitosas ou não para o processo de consolidação, fortalecimento e disseminação de práticas e soluções para o SUS, implantadas nos diversos territórios do país. “Este banco de dados é para ajudarmos todos os municípios a divulgar suas experiências nacionalmente, o que irá seguramente também ajudar e inspirar outras regiões,” pontuou.

Emanoel Campos fez uma breve apresentação do banco de dados, e as formas de cadastramento das experiências, e relatou que os municípios de Minas Gerais registraram até o momento, 191 práticas correspondendo a 8% das práticas registradas no IdeiaSUS, com sete municípios representando 26% dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte que registraram 49 práticas, cerca de ¼ das práticas mineiras presentes no programa. “Nos identificamos com as práticas realizadas em Minas Gerais, e pedimos que vocês insiram as experiências de seus municípios dentro da nossa plataforma para que elas sejam divulgadas e compartilhadas para todo o país,” disse.

Tutorial para Cadastro de Usuários e Inserção de Práticas: http://www.ideiasus.fiocruz.br/portal/tutoriais

Confira os documentos apresentados: 

 


Para baixar, clique aqui