COSEMS/MG inaugura sede própria
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

COSEMS/MG inaugura sede própria

on 23 Maio, 2022

Entre muitos capítulos de lutas e conquistas durante seus 31 anos, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) escreveu mais um, no dia 18 de maio de 2022, foi inaugurada a sede própria, a casa dos gestores mineiros que irá ampliar ainda mais as ações em favor dos municípios e da saúde pública de Minas Gerais.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva e demais membros da Diretoria Executiva, Presidentes Regionais, Apoiadores, colaboradores, técnicos e autoridades como o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Wilames Freire e o Secretário Executivo, Mauro Junqueira, o Representante do Ministério Público de Minas Gerais e Coordenador do Cao Saúde, Luciano Moreira de Oliveira, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves, o Presidente eleito da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinícius e a Presidente da Federassantas, Kátia Rocha.

COSEMS 130 de 164COSEMS 131 de 164

O Presidente do CONASEMS, Wilames Freire destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo COSEMS/MG por meio de sua diretoria, técnicos, colaboradores e apoiadores, para a saúde pública e pontuou o protagonismo do COSEMS/MG ao longo dos anos com valiosos cursos e ações como a criação do Projeto Apoiador que virou um programa nacional. Também parabenizou o presidente Eduardo Luiz pelo trabalho desenvolvido a frente do COSEMS/MG, mantendo um importante papel de subsidiar tecnicamente as decisões dos gestores municipais de saúde nos espaços regionais, estimulando a representação dos secretários municipais de saúde em todas as instâncias. “É gratificante ver a inauguração da sede do COSEMS de Minas Gerais, uma conquista dos gestores, que mesmo diante de tantas dificuldades como passamos nos últimos anos, seguiram em frente. É importante destacar que esse momento reflete a soma de muitos esforços do presidente, da diretoria e todos que trabalharam e trabalham em prol desta instituição e da saúde pública”, afirmou.

O Presidente eleito da Associação Mineira de Municípios (AMM), Marcos Vinícius destacou que foi por meio do trabalho desenvolvido pelo COSEMS/MG, que foi possível entender muitos pontos da gestão da saúde, e que a presença dos secretários municipais de saúde nas reuniões é fundamental. “Não é despesa para o município o gestor sair de seu município para acompanhar as reuniões, isso é investimento, temos que trocar informações e compartilhar as boas experiências. Precisamos trabalhar juntos, município, Estado e União. A independência que o COSEMS adquiriu com a gestão do Presidente Eduardo mostrou que temos que trabalhar em harmonia, mas que não somos carimbadores de papel para aceitar propostas que prejudiquem os nossos municípios, nosso papel é discutir e propor o que será melhor para a população. Parabéns Eduardo e COSEMS, podem sempre contar com a AMM e comigo,” disse.

COSEMS 116 de 164COSEMS 117 de 164

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti pontuou que se sente privilegiado de estar como Secretário de Saúde neste momento que está sendo possível pagar o que é devido aos municípios e citou o Acordo do Fundo Estadual de Saúde, que por meio de uma parceria entre Governo, COSEMS/MG, AMM, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais está pagando a dívida de R$ 6,7 bilhões, além dos 12% constitucional. “Temos uma responsabilidade muito grande porque assumimos o compromisso de fazer boas políticas, como o Opera Mais, e o Valora Minas, políticas robustas e que chegam para vocês na ponta. Sinto-me privilegiado por fazer parte disso, e ter o COSEMS/MG tão próximo neste momento de discussão. O COSEMS é crítico, e com isso nos ajuda a construir um caminho que é exemplo para o CONASEMS levar aos outros estados. Estamos vivendo um momento importante e é um legado que ficará,” destacou.

Também teve espaço para surpresas e muitas emoções durante a solenidade de inauguração, com homenagens ao nosso Presidente Eduardo por toda a dedicação, seriedade e responsabilidade a frente do COSEMS/MG, em uma luta incessante pelos direitos fundamentais do SUS, apoio incondicional aos gestores municipais e pela realização de um sonho de todos os secretários de saúde, a sede própria. Os colaboradores da instituição, Ludmila Fernandes de Souza e Geodásio Oliveira Rocha também foram homenageados com uma placa por todo esforço e trabalho despendido para a realização da obra da sede própria da instituição.

COSEMS 88 de 164 1COSEMS 107 de 164

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz agradeceu o comparecimento de todos os presentes, entre diretoria, colaboradores, técnicos e autoridades que trabalham diuturnamente contribuindo para as discussões importantes nos territórios, construindo boas políticas de saúde e organizando o sistema da saúde pública de Minas Gerais.

O Presidente também agradeceu aos membros da diretoria que aprovaram por unanimidade a aquisição do imóvel que se tornou a sede própria do COSEMS/MG, a casa dos gestores mineiros. “Fizemos uma boa negociação, um bom investimento com o dinheiro dos municípios, para que nós tivéssemos um local adequado para fazer as reuniões, acolher os nossos gestores, promover melhores condições de trabalho aos nossos parceiros e colaboradores, e continuar trabalhando para construir políticas públicas de saúde efetivas e de qualidade para a nossa população mineira, ” pontuou.

COSEMS 150 de 164COSEMS 148 de 164

 

Confira as fotos da solenidade de inauguração e da sede própria do COSEMS/MG na íntegra: https://drive.google.com/drive/folders/1ljhrVxrRy0ofZDocaTQ3OkOit1SW3C0Q?usp=sharing