21º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

21º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”

on 21 Setembro, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (21/09), o 21º episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros. A Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta contou com a participação especial do Coordenador Estadual do Projeto Apoiador HAOC, Geovani Ferreira Guimarães, a Secretária Municipal de Saúde de Santa Luzia, Nádia Cristina Dias Duarte e o Secretário Municipal de Saúde de Alvinópolis, Rogério Geraldo Pontes que contaram suas histórias e o importante papel da Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a saúde pública de Minas Gerais.

Paola Motta iniciou o encontro ressaltando que a Câmara Técnica da CIB é composta apenas por secretários (as) municipais de saúde que possuem um papel fundamental na discussão das políticas públicas de saúde, pois agrupam todas as pautas que foram discutidas por grupos temáticos de vigilância, redes de urgência, PPI e todas as outras áreas da saúde pública. “Os gestores municipais conseguem contextualizar o que está definido como política pública e pactuado com a Secretária de Estado no ambiente municipal. É muito diferente discutir um assunto pensando somente no nível central, estadual, é preciso estar atento à realidade dos municípios”, pontuou.

Geovani Ferreira contou que sua história no Sistema Único de Saúde (SUS) começou aos 22 anos, quando assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Barão de Cocais, e logo após se tornou membro efetivo da Câmara Técnica da CIB, momento que descreveu como o mais importante em termos de crescimento pessoal nas políticas públicas de saúde. “Foi um privilégio compor a Câmara Técnica, pois é o espaço que os gestores realmente podem discutir as políticas públicas, é o momento que podemos debater entre os técnicos, gestores e diretores da SES, para saber se a política terá aplicabilidade nos territórios e como irá funcionar, não apenas no meu município, mas em Minas Gerais,” disse.

live2109

Nádia Cristina disse que seu encontro com o controle social e com o SUS foi há trinta anos e desde então veste a bandeira da saúde pública porque para ela, com os debates para construir de forma efetiva a política pública é possível melhorar as condições de vida da população brasileira. Em março de 2021 se tornou membro da Câmara Técnica e destacou que mesmo as reuniões ainda acontecendo de forma virtual devido à pandemia, é possível perceber a importância e o desafio de continuar discutindo e dando sentido as diretrizes que são emanadas pelas políticas públicas do Estado.

Rogério Pontes relatou que sua história no SUS começou em 1999, quando foi Diretor de Gabinete da Secretária de Saúde, se encontrou com o COSEMS/MG quando foi gestor em Buritizeiro e precisava entender um pouco mais sobre a gestão municipal. Contou que um fato marcante de sua trajetória foi quando assumiu a gestão em Diamantina e se tornou membro da Câmara Técnica pela primeira vez, momento que foi possível quebrar um parâmetro, pois até aquele momento não era permitido credenciar cirurgia de alta complexidade para população de menos de 500 mil habitantes, mas o município tinha a demanda da neurocirurgia por ser macrorregião de saúde e com o apoio do COSEMS/MG, foi possível aprovar na Câmara Técnica e na CIB, com direito a publicação do Ministério da Saúde, o serviço de neurocirurgia de Diamantina, que também foi usado como modelo para outras políticas em Minas Gerais e em outros estados.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (28/09), às 12h 30min com Subsecretários (as) da SES/MG.

Assista na íntegra o 21º Encontro da Série com os Ex-Presidentes do COSEMS/MG: https://www.youtube.com/watch?v=nVvsgihUsws&ab_channel=COSEMSMG