COSEMS/MG presente na cerimônia da 2ª Onda de Expansão do Programa Saúde em Rede
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

COSEMS/MG presente na cerimônia da Onda de Expansão do Programa Saúde em Rede

on 16 Setembro, 2021

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), o Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva participou na tarde desta quinta-feira (16/09) da cerimônia da 2ª Onda de Expansão do Programa Saúde em Rede que contemplará mais de 29 microrregiões, abrangendo 277 municípios a partir de outubro de 2021.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o Secretário de Estado Adjunto André dos Anjos, a consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Marta Oliveira Barreto, a Subsecretária de Política e Ações de Saúde, Naila Marcela Ferrari, O Subsecretário de Gestão Regional Darlan Venâncio, a Diretora da Escola de Saúde Pública (ESP/MG), Mara Guarino Tanure, a Coordenadora do Projeto Saúde em Rede, Raquel Guieiro. Também participaram presencialmente os Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde de Itabira, Guanhães, João Monlevade, Pedra Azul, Almenara, Jacinto, Itaobim, Pirapora, Coração de Jesus, Taiobeiras, Bocaiuva, Manhuaçu, Carangola, Juiz de Fora, Lima Duarte, São João Nepomuceno, Bicas, Santos Dumont, Muriaé, Ubá, Uberlândia, Araguari, Patrocínio, Monte Carmelo, Ituiutaba, Passos, Cássia, São Sebastião do Paraíso, Piuí, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas, Caldas, Itajubá, Governador Valadares e Andradas.

semr160921

O Governador Romeu Zema participou remotamente do evento e destacou que a implantação do Projeto Saúde em Rede é motivo de grande orgulho para os mineiros, pois representa um importante ganho de serviços prestados aos usuários do SUS. “Nosso objetivo é reestruturar e melhorar este sistema dando mais autonomia para a Atenção Primária para que o hospital deixe de ser o centro de atendimento, reduzindo internações hospitalares evitáveis e diminuindo as filas para atendimento na Atenção Ambulatorial Especializada. Hoje o programa Saúde em Rede está presente em 173 municípios e com a nova expansão em outubro, chegará a 460, e vamos atender a todas as cidades mineiras até 2022,” disse.

A Diretora da Escola de Saúde Pública (ESP/MG), Mara Guarino pontuou que desde a primeira onda do projeto já participaram 3.200 profissionais de saúde de 142 municípios de Minas Gerais. “Ressalto o compromisso, dedicação e a competência das equipes técnicas envolvidas neste processo seja na ESP, SES e nos municípios, que este projeto se fortaleça a cada dia nesta construção coletiva que é o SUS,” disse.

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz pontuou que o Dr. Fábio Baccheretti e Dr. André assumiram a SES em um momento crítico da pandemia, com muitos desafios e conseguiram dar resultados positivos para a sociedade, resgatando o protagonismo que Minas Gerais sempre teve na saúde pública do país. Também ressaltou que o Saúde em Rede é um projeto estratégico que foi amplamente discutido com o COSEMS/MG para que a reorganização dos processos de trabalho da Atenção Primária possibilitasse fazer mais com menos recursos, já que a antiga gestão do governo de Minas deixou uma dívida que atualmente gira em torno de R$ 7 bilhões de reais para a saúde. “Acho fundamental dizer que o trabalho que está sendo feito pela SES, em julho/agosto nós pactuamos uma deliberação da Atenção Primária que já esta sendo processada e provavelmente o pagamento deverá ser liberado até o final do mês, e isso traz uma esperança para todos nós gestores que dias melhores virão com o fim da pandemia e com o resgate financeiro da SES, pagando efetivamente aquilo que os municípios precisam para que realizem as ações e serviços de saúde,” destacou.

2saudeemrede1609

Para o Presidente Eduardo, o trabalho do programa do Saúde em Rede irá possibilitar a reorganização dos serviços de saúde de uma forma mais efetiva, observando todos os pontos da Atenção Primária e qualificando o trabalho que é realizado nos municípios. “Esta expansão chegará para mais de 400 municípios, o que nos traz alegria e expectativa para que em 2022, tenhamos uma saúde muito melhor para a população de Minas Gerais. Para nós que somos defensores e trabalhadores do SUS, espero que possamos cumprir o nosso objetivo de fazer saúde de qualidade para a população,” finalizou.

O Secretário, Dr. Fábio Baccheretti pontuou que o programa Saúde em Rede atende um dos princípios do SUS que é a integralidade, pois traz em seu processo o ensino e o desenvolvimento da Atenção Primária e Atenção Especializada, e destacou que a Atenção Primária precisa estar no centro de toda assistência do SUS. “Este projeto é fundamental, e estamos falando em mudança de cultura e de processos, por isso fico muito feliz de ver os prefeitos e secretários de saúde aqui, pois são vocês que estão na ponta e vão fazer tudo isso acontecer,” pontuou.

Ao fim da cerimônia, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti e os Prefeitos presentes realizaram a assinatura do Acordo de Cooperação da SES/MG junto aos municípios.

Confira o evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=BOpVpX7YbXg&ab_channel=Sa%C3%BAdeMGSES-MG