10º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”!
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

10º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos Dialogando com a história”!

on 29 Junho, 2021

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (29/06), o décimo episódio da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história,” uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste encontro, a Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta comandou o bate-papo que contou com a participação das diretorias da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e COSEMS/MG que relataram a importância desta parceria institucional para o Sistema Único de Saúde do Estado.

O Secretário de Estado Adjunto André Luiz Moreira contou sua história como especialista em políticas públicas, em diversos órgãos do Estado, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e SES/MG, participou do fortalecimento do Pró-Hosp, Viva Vida entre outros programas de políticas públicas e destacou sua vontade em colaborar cada vez mais com a gestão do SUS.

O Dr. Fábio Baccheretti relatou sua trajetória e dedicação ao SUS desde o início de sua formação em 2010, como médico plantonista da Urgência e Emergência, coordenador, assessor da diretoria técnica, diretor geral do Hospital Júlia Kubitschek, Presidente da Fhemig e Secretário de Estado de Saúde, por ser um apaixonado pelo SUS, ressaltou que trabalha incansavelmente para contribuir para que o SUS seja mais eficiente e próximo de toda a população.

O Vice-Presidente e Secretário Municipal de Saúde de Nanuque, Ricardo Almeida Viana pontou que o diálogo tem sido uma grande marca da atual gestão da SES, o que mostra a valorização dos secretários municipais de saúde, como participantes da construção das políticas públicas, demonstrando o ponto de vista dos gestores locais. Ao falar sobre a expertise do COSEMS/MG, questionou a visão da SES em relação à participação da instituição nas instâncias estaduais e futuras parcerias para que a instituição mantenha o seu papel formador e mantedor de cursos de capacitações para os gestores.

10livecosems

André Luiz Moreira destacou que é preciso ter conhecimento de toda dinâmica de execução do SUS junto aos municípios e prestadores, pois o Estado é muito grande e por isso possui realidades muito distintas, por isso é necessário garantir que as políticas públicas sejam pensadas em conjunto com o COSEMS para serem concretizadas nos 853 municípios. “O COSEMS é a instituição mais importante nesta dinâmica, não só porque pactuamos juntos em Belo Horizonte e nas diversas unidades regionais do Estado, mas porque é o COSEMS que faz esse diálogo entre a Secretaria de Estado de Saúde e o gestor municipal.” disse. Também destacou que a SES irá dedicar esforços tanto da equipe da Secretaria como de recursos financeiros para garantir o fortalecimento técnico e administrativo dos gestores municipais que são essenciais na gestão do SUS de Minas Gerais.

O Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva ressaltou que não é possível falar da história da SES e do COSEMS sem confundir as instituições que representam o SUS de Minas Gerais e protagonizam uma saúde de qualidade para a população, considerando que muitas ações que foram discutidas e implementadas nas instâncias de pactuações foram levadas para o Ministério da Saúde e CONASEMS e implantados posteriormente para todo o país. Também destacou a necessidade de voltar a fomentar as participações regionais, as capacitações dos gestores e técnicos com o apoio e parceria da SES e da Escola de Saúde Pública, que nos anos anteriores possibilitou a capacitação de muitos gestores que puderam atuar com mais tranquilidade e segurança para realizar o trabalho necessário nos territórios de Minas Gerais.

 O Secretário de Estado, Fábio Baccheretti ressaltou que a SES precisa trabalhar ao lado dos secretários de saúde, pois quem está na ponta e reconhecendo os problemas são os gestores e por isso, são necessárias as discussões para construir as políticas públicas do Estado. Também disse que o papel da SES é fomentar o conhecimento, e por isso irá discutir junto ao COSEMS uma forma de operacionalizar cursos com a ESP e achar outros caminhos para estarem cada vez mais próximos dos gestores municipais para entregar valor a população e uma assistência mais robusta e eficiente para a população.

A Série “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história” contará com 30 entrevistas, que serão realizadas às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no canal do COSEMS no YouTube, em um bate papo descontraído para realizar um resgate histórico da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado (a) e não perca, na próxima terça-feira os convidados serão os membros CONARES E CES.

Assista na íntegra o 10º Encontro da Série: “COSEMS 30 anos – Dialogando com a história”: https://www.youtube.com/watch?v=K9qg4OSYTUU&t=1558s