COSEMS/MG presente na solenidade de abertura das Oficinas de Implantação do Valora Minas
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

COSEMS/MG presente na solenidade de abertura das Oficinas de Implantação do Valora Minas

on 21 Junho, 2021

O Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva representou a instituição na tarde desta segunda-feira (21/06), na solenidade de abertura das Oficinas de Implantação da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – Valora Minas, no Auditório JK da Cidade Administrativa.

Estiveram presentes no evento o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, Presidente da FEDERASSANTAS, Kátia Rocha, a Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Naíla Marcela Nery, o Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Tomaz Pereira e a Superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Amanda Guias Santos Silva e a Diretora de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência, Monique Félix.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema relatou que o governo quer avanços concretos na saúde e que o Valora Minas vem exatamente dentro do contexto de dar atenção e ouvidos aos técnicos da área da saúde para que não haja intervenção política nas ações. Também destacou que o Valora Minas irá redistribuir e aumentar as verbas na saúde, será destinado R$ 1 bilhão por ano em recursos para investimento estadual no complexo hospitalar de Minas Gerais, direcionando mais verbas para aquelas instituições que solucionam mais casos, com indicadores mais bem avaliados nos atendimentos aos cidadãos. “O que nós queremos são melhorias nos indicadores de saúde, filas menores, mais pessoas tratadas adequadamente, mais vidas salvas, isso é o que nós queremos com o sistema de saúde de Minas Gerais, reconhecer os melhores e fazer com que eles atendam mais pessoas,” pontuou.

valora210621 2

O Presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz ressaltou a alegria de estar presente no lançamento da nova política hospitalar de Minas Gerais, pois o Valora Minas irá substituir uma política estadual criada em 2003, que deu resultados, foi importante para a melhoria das condições sanitárias dos hospitais, mas no ponto de vista de acesso e integralidade do cuidado não teve muitos avanços. O Programa tem a pretensão de implantar uma nova política que possibilitará o aumento do acesso ao cuidado secundário e terciário e principalmente, aumentar a integralidade do cuidado nas regiões de saúde nos municípios, o que será fundamental para avançar na qualidade dos serviços prestados a população. “Serão realizadas Oficinas em todos os territórios de Minas Gerais, para que todos nós tenhamos segurança que esta politica trará novos resultados e melhoria na condição de saúde da nossa população. É um dia importante que estamos ansiando por ele há seis anos, com muita discussão da política hospitalar que fizemos de uma forma compartilhada entre SES/COSEMS com reuniões técnicas e sem viés politico. Neste momento que vamos disseminar a política para as regiões de saúde, todos os técnicos, gestores, hospitais e prestadores estarão envolvidos nesta grande discussão de implementação de uma política que tenho certeza que irá mudar o cuidado e a atenção hospitalar em Minas Gerais,” ressaltou.

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti pontuou a importante parceria com o COSEMS na construção do Valora Minas, enalteceu o trabalho dos hospitais filantrópicos e prestadores e parabenizou a todos os envolvidos neste grande processo de transformação na forma de fazer política pública hospitalar. “O foco aqui é no paciente, tenho dez anos de saúde pública, atuando em hospitais públicos, então sei o tanto que as decisões tomadas aqui repercutem na ponta e o foco no paciente não é algo simples, pois faz toda a diferença. Vamos entregar valor ao paciente que terá o que precisa ter onde ele estiver que é um dos princípios do SUS, a equidade que está dentro do Valora Minas e o que eu sempre valorizei é a linha de cuidado. Temos uma grande oportunidade de oferecer a todo cidadão mineiro a oportunidade de ter a integralidade do SUS, iniciar e terminar o seu tratamento,” pontuou.

As oficinas de implantação do programa serão iniciadas a partir do dia 29 de junho nas macrorregiões de saúde do estado, por meio de encontros que irão definir os beneficiários do Valora Minas e o montante alocado, otimizando a organização da assistência em saúde.

Assista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=y8TzrIIYQeI