icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

269ª Reunião Ordinária CIB-SUS/MG

on 18 Novembro, 2020

Por Ariane Fernandes

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (18/11), a 269ª Reunião Ordinária CIB-SUS/MG, excepcionalmente por videoconferência, considerando as medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento do Coronavírus (COVID-19). A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva, o Secretário de Estado Adjunto de Saúde, Luiz Marcelo Cabral Tavares, membros SES/CIB e assessoria técnica do COSEMS/MG, com transmissão ao vivo no canal do COSEMS/MG no Youtube, para os demais envolvidos.

Entre os assuntos abordados, o Tenente Rodrigo representando a Subsecretaria de Vigilância em Saúde/Sala de Situação, fez uma apresentação sobre o cenário COVID-19, apontando um painel geral dos casos confirmados e óbitos, a média móvel de casos e óbitos, a incidência e testagem acumuladas, o comportamento da curva COVID no Estado, as taxas de incidências e as ocupações de UTI, enfermarias, leitos e os indicadores.

cibnov

Durante a apresentação também foi informado que é preciso realizar uma análise municipalizada da situação epidemiológica, uma vez que existem cenários diferentes, notificar e monitorar surtos, monitorar contatos próximos de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e situações de surto como ferramenta de averiguação e controle da dispersão do vírus no território. Também é necessário incentivar o aumento da testagem de suspeitos por PCR, informar a realização de testes realizados pela rede privada, acompanhar as regras do plano Minas Consciente para reabertura ou fechamento de serviços, reforçar a fiscalização municipal sobre o Protocolo do Plano Minas Consciente, incentivar o preenchimento correto dos laudos SUSFácil nos serviços hospitalares e aumento da taxa de incidência e da ocupação de Leitos SRAG após o período eleitoral.

Representando a Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde/Gerência do Projeto Estratégico Saúde em Rede, a técnica Paula informou sobre a primeira onda de expansão do Projeto Estratégico Saúde em Rede. Para escolher os municípios contemplados, foram analisados entre outros pontos, o número de municípios, tempo de deslocamento da URS até o município-pólo da micro, quantidade de micros no território de abrangência do CEAE, número de micros na área de circunscrição administrativa da URS e índice sintético de desempenho do Sistema de Saúde. Para esta primeira onda de expansão foram selecionadas 19 microrregiões: Ouro Preto, Viçosa, Além Paraíba, São João Del Rei, Januária, Manga, Frutal/Iturama, Leopoldina/Cataguases, Oliveira/Santo Antônio do Amparo, Lavras, João Pinheiro, Patos de Minas, São Gotardo, Itambacuri, Campo Belo/ Teófilo Otoni, Malacacheta, Águas Formosas, Padre Paraíso, Nanuque, totalizando neste momento, 142 microrregiões selecionadas para o Projeto Saúde em Rede.

cibnov2

Monique Félix Ferreira, da Diretoria de Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência, fez um detalhamento sobre a tendência da ocupação dos leitos e quantitativo de leitos a serem desmobilizados em cada território. Foram apresentados, os números elevados de leitos de UTI ociosos por macrorregião e um comparativo entre as taxas de ocupação COVID do início da mobilização dos leitos até o momento. Também foi exposto o levantamento sobre a projeção tendencial do número de casos por dia, e o número médio de contágio por pessoa infectada por cada macrorregião. Neste balanço, foi apontado que atualmente apenas 13 regiões apresentaram ocupação de leitos de UTI COVID inferior a 60% nos últimos 14 dias. Portanto, a SES/MG informou que será realizada a suspensão da desmobilização dos leitos por 15 dias para maior segurança, quanto à tendência de aumento de casos observados no levantamento. Se a ocupação dos leitos COVID se apresentarem menores nos próximos 15 dias, haverá o retorno gradual dos leitos até que a ocupação se estabilize entre 70 e 85%.

Durante a reunião, também foram apresentadas as recomendações sobre a organização das Redes de Atenção à Saúde, para promover a reabilitação dos usuários após infecção por SARS-CoV-2, que apresentaram sequelas funcionais e necessitam da continuidade dos cuidados no âmbito do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais.

Para ter acesso as minutas e aos arquivos apresentados durante a CIB, acesse: https://drive.google.com/drive/folders/1Qy9497Q2cMNw146Q6G9uM87uVRmvUY_g

Assista a reunião na íntegra no canal COSEMS/MG no Youtube: https://www.youtube.com/user/cosemsmg/live