icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Assembleia Geral Extraordinária do COSEMS/MG Novembro 2020

on 18 Novembro, 2020

Por Ariane Fernandes

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na manhã desta quarta-feira (18/11), Assembleia Geral Extraordinária, com a participação de seus membros, diretoria executiva, presidentes regionais, membros câmara técnica e CIB e área técnica do COSEMS/MG, com participação dos demais envolvidos excepcionalmente por videoconferência, por meio da plataforma ZOOM, considerando as medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento do Coronavírus (COVID-19).

O Presidente do COSEMS/MG e Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva iniciou sua fala informando que a Fundação Bradesco pediu a devolução do prédio para o Estado de Minas Gerais, local onde o escritório central estava instalado até o dia 17 de outubro de 2020. Tendo em vista a solicitação e o prazo, a instituição alugou uma sede provisória, situada a Rua dos Tupinambás, n° 360, conj. 320 – sala 604, Centro, Belo Horizonte/MG. Como o espaço não comporta a infraestrutura do escritório, toda a equipe do COSEMS/MG Central continua trabalhando por home office, para oferecer o suporte necessário aos municípios. Para dar legalidade ao processo de mudança, foi realizada uma enquete com os gestores participantes da Assembleia que aprovaram a mudança de endereço.

O Presidente Eduardo informou que a fim de encontrar uma solução definitiva, está sendo estudada a viabilidade da compra de um imóvel para ser a sede do COSEMS/MG, este investimento será realizado com recursos que deixaram de ser investidos em reuniões e eventos presenciais durante o ano de 2020, devido ao período da pandemia da COVID-19. Também foi destacado que a decisão para a futura aquisição do imóvel será discutida com toda a diretoria do COSEMS que representa os 853 municípios de Minas Gerais e caso seja aprovada, irá seguir um rigoroso processo para não afetar a estabilidade financeira da instituição.

assnovemnro

Durante a reunião, também foi informado sobre o Webinar – “Qualificação em Ventilação Mecânica em Minas Gerais - O impacto positivo para o SUS na assistência”, que será realizado pelo COSEMS/MG e HCOR, com participação do CONASEMS com o tema: “O impacto positivo das Qualificações em Ventilação Mecânica na assistência para pacientes com COVID-19 em hospitais públicos e UPAs dos municípios de Minas Gerais.” O Webinar será realizado no dia 30 de novembro, às 11 h, por meio do canal do Youtube do HCOR: https://www.youtube.com/user/HospitalHcor

Outro evento que será realizado pelo COSEMS/MG, será o Webinar – "Saldo em conta? Como utilizar os recursos à luz dos dispositivos da LC 172 e LC173 ainda em 2020", que contará com a partipação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) e CONASEMS. O evento acontecerá no dia 04 de dezembro, às 10h, no canal do Youtube do COSEMS/MG: https://www.youtube.com/user/cosemsmg

Foi realizada uma breve apresentação sobre a Parceria entre Conasems e Zoom Vídeo Communications que irá disponibilizar 40 mil licenças da ferramenta de videoconferência Zoom Enterprise, por um ano, para serem utilizadas de forma gratuita na Rede de Atenção à Saúde em todo o país. A ferramenta apoiará os gestores e profissionais de saúde, nas estratégias de manejo do cuidado da comunidade que depende da Atenção Primária no enfrentamento à pandemia da Covid-19. O uso da ferramenta irá possibilitar a realização de reuniões por videoconferência, teleatendimento, teleconsulta, teleorientação, telemonitoramento, telematriciamento e televisita, com salas com capacidade para 500 pessoas.

Para os municípios e Unidades de Saúde, o processo de ativação já está disponível, os destinatários das licenças devem acessar o site https://formulario.conasems.org.br/cooperacao-conasems-e-zoom-video-communications para realizar o cadastro e aceitar os Termos de Uso. Em seguida, estes usuários receberão e-mails para ativação das licenças, de forma automática. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte do CONASEMS por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..