icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Projeto TelePSI estará disponível até setembro de 2020

on 30 Junho, 2020

Pensando na saúde mental dos diversos profissionais de saúde que estão à frente do combate à Covid-19, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) lançou o projeto TelePSI, cujo objetivo é oferecer teleconsulta psicológica a esses trabalhadores até setembro de 2020, com o objetivo de apoiar  esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e em condições adversas, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade e outras manifestações do estresse agudo que estão vivendo.

Como será feito o atendimento

Profissionais de saúde do SUS envolvidos no contexto da infecção por SARS-CoV-2 que se sentirem na condição de sofrimento psíquico podem utilizar o canal Telessaúde de atendimento, pelo nº 0800 644 6543 (opção 4).

Não haverá consulta no primeiro contato. No primeiro momento, o atendente fará uma explicação sobre o projeto e uma avaliação de saúde mental. De acordo com o resultado dessa avaliação, o interessado será encaminhado para um terapeuta, que conduzirá o caso com a abordagem mais adequada. Esse profissional entrará em contato com o paciente e agendará a primeira teleconsulta por videochamada, que será marcada para o melhor dia para o interessado e durará 50 minutos. Serão aplicadas estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Caso o profissional de saúde que precisar desse serviço esteja em local de difícil acesso à internet, poderá ser atendido via telefone fixo.

Aqueles que forem identificados com potencial de risco ou sintomatologia muito intensa serão encaminhados para avaliação psiquiátrica. Havendo a necessidade de intervenção farmacológica, o profissional será referenciado para a rede de saúde local. Aqueles que tiverem indicação para intervenção psicoeducativa contarão com materiais e vídeos produzidos pela equipe técnica responsável pelo projeto.

Saiba mais plataforma do TelePSI 

Fique por dentro de todos os Podcasts do Saúde Brasil e saiba como ter uma rotina com hábitos mais saudáveis.

Confira o Podcast sobre o TelePSI

unnamed