icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Confira as mudanças no portal DATASUS

on 03 Janeiro, 2020

 

portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), do Ministério da Saúde, está com layout diferente e mudanças na estrutura que facilitam a navegação dos usuários aos serviços e informações relacionadas ao SUS. As alterações realizadas permitem mais rapidez e melhor acessibilidade para o público do portal, que são os gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, professores, universitários e a população em geral.

Os dados de saúde disponíveis no portal são acessados também por profissionais de TI, que desenvolvem sistemas que devem funcionar (interoperar) com os sistemas e aplicações desenvolvidos para o SUS. O Portal disponibiliza informações do Cartão Nacional do SUS, validador de certificado de vacinação e acesso aos Sistemas e Aplicativos de processamento de dados do SUS, com descrição sumária, principais objetivos e configuração mínima de equipamento para sua utilização. Nele também é possível verificar dados de Imunizações, Nascidos Vivos e Mortalidade; registro e informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) referentes aos estabelecimentos, recursos físicos e recursos humanos.

Com o novo layot e as mudanças na estrutura que se ajustam aos padrões de modernidade, o portal passa a evidenciar a transformação digital do SUS focada nos serviços para o cidadão como: Tabwin e Tabnet (tabuladores de dados da Saúde), aplicativos Mobile MS e Conecte SUS, que prevê integrar as informações de saúde do cidadão em uma grande rede de dados.

Uma das novidades é a melhor organização dos conteúdos mais acessados no portal na home da página, de forma simples com botões de acesso rápido, como por exemplo a facilidade de acesso ao TABNET, programa que permite às equipes técnicas de saúde a realização de tabulações rápidas de arquivos dos componentes básicos dos Sistemas de Informações do SUS dentro de suas Intranets ou em seus sites Internet.

Agora, o usuário conta a diminuição da quantidade de menus, evitando ficar voltando a página inicial caso tenha escolhido uma opção não desejada, com as principais informações disponíveis com poucos cliques para acessá-la. A experiência do usuário passa a ser mais intuitiva para facilitar a navegação na busca ao catálogo de serviços e demais informações como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI) Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e o Sistema de Acompanhamento da Gestante (SISPRENATAL).       

O portal anterior ficará acessível na página inicial do novo portal até o início de fevereiro de 2020.  O novo portal segue as orientações de Identidade Padrão de Comunicação Digital da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência (SECOM). A mudança é  estabelecida pelo Decreto 9.756/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia que marcou os primeiros 100 dias de governo, em abril.

A nova página pode ser acessada pelo http://datasus.saude.gov.br/

Destacamos a dispobilização da página do "MeuDigisus" (https://meudigisus.saude.gov.br/menu/home) e "RNDS" (http://rnds.saude.gov.br/)

datasus logo display