icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

COSEMS/MG participa de oficina para fortalecer a Matriz de Governança da rede

on 05 Dezembro, 2019

Por Ariane Fernandes

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) realizou entre os dias 02 e 03 de dezembro, no Bristol Merit Hotel, em Belo Horizonte, a Oficina de Fortalecimento da Governança dos COSEMS, com o intuito de resgatar o processo de fortalecimento das instituições e consolidar uma matriz de governança para autoavaliação da gestão, identificação dos problemas, planejamento, monitoramento e avaliação das melhorias para todo o país.

A Matriz de Governança dos COSEMS e Aplicação Experimental do Instrumento de Autoavaliação de Gestão, desenvolvido pela assessoria técnica do CONASEMS, e ministrada pelo Coordenador da Assessoria Técnica do CONASEMS, Nilo Bretas e o técnico Sylvio Romulo Guimarães faz parte do escopo do projeto: Construção de Posicionamento Institucional e Discussão de Responsabilidade Interfederativas no Âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a Ótica da Governança.

IMG 9911IMG 9918

Durante a oficina, que reuniu membros da diretoria, secretários municipais de saúde, apoiadores e funcionários do escritório do nível central do COSEMS/MG, foram apresentados diversos critérios de excelência da gestão, que se basearam em pontos como o exercício da liderança pela Diretoria do COSEMS e a sua forma de atuação no contexto da rede CONASEMS/COSEMS. O planejamento como a implementação de processos que contribuem diretamente para a formulação de um planejamento consistente, coerente e alinhado aos objetivos estatutários, a temporalidade do mandato e ao plano de ação da diretoria.

IMG 0072IMG 0024

Também foi avaliada a relação do COSEMS com os secretários municipais de saúde, abrangendo a imagem e o conhecimento que os gestores têm em relação à instituição. A transparência e a integridade foram analisadas como mecanismos de avaliação de riscos políticos, normativos e administrativos e a transparência dos atos e fatos da gestão. Outros temas tratados foram referentes à informação e o conhecimento para a tomada da decisão, em relação à implementação de processos que contribuem diretamente para a disponibilização sistemática de informações atualizadas, precisas e seguras aos diretores do COSEMS/MG para a tomada de decisão do cotidiano. A gestão de pessoas foi um ponto estudado em relação ao sistema do trabalho da instituição frente ao desenvolvimento profissional, a saúde e a segurança no trabalho. Os processos Organizacionais encerraram os temas abordando a gestão dos processos de representação dos gestores, finalísticos, de parcerias, administrativos e financeiros.

IMG 0157IMG 9935

Os participantes trabalharam todos os temas avaliando a atual realidade organizacional do COSEMS/MG e criaram documentos com propostas para melhorar cada vez mais, o trabalho desenvolvido pela instituição e fortalecer o modelo de governança estratégica e participativa do Sistema Único de Saúde, para executar de forma efetiva, ações que possam beneficiar a saúde pública em prol da população de Minas Gerais.

IMG 0165

Confira as fotos na íntegra: https://drive.google.com/drive/folders/1RH3DCSb_8kXX57XuvZhB_knleR5_SRG7?usp=sharing