icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

COSEMS/MG presente no Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

on 26 Novembro, 2019

Por Ariane Fernandes

Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), a Presidente do COSEMS Regional de Sete Lagoas e Secretária Municipal de Saúde de Paraopeba, Márcia dos Anjos Ferreira Lopes participou do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA), na noite de domingo (24/11), no Centro de Convenções Expominas, em Belo Horizonte.

abert 03 simbra19 1

Neste ano, o tema escolhido para o Simpósio foi: “Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária,” pensado com o intuído de refletir sobre a prática da VISA e construir conhecimentos que contribuam para a sua consolidação no âmbito da saúde coletiva, levando até a população, o espirito de muita luta para assegurar uma melhor qualidade de vida e saúde para todos os brasileiros, afinal, sem democracia não há direitos.

De acordo com a Presidente do COSEMS Regional, Márcia dos Anjos participar do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária foi uma experiência enriquecedora e gratificante. “É um espaço onde temos a oportunidade de ampliar o diálogo, com diversos atores da sociedade, sobre um tema tão relevante e tão pouco discutido como a Vigilância Sanitária. Os diversos trabalhos, mesas de discussão e apresentações nos traz para uma reflexão teórica e prática”, ressaltou.

A presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Gulnar Azevedo e Silva explicou que Minas Gerais conta com o maior número de municípios do país e realiza um processo eficiente de descentralização das ações de Vigilância Sanitária, servindo de exemplo para todos. “Cuidar e promover a saúde deveria ser a prioridade de todos os governos, temos que lutar pela saúde e pela democracia”.

Durante o Simpósio que continuará até esta quarta-feira (27/11), serão realizadas diversas discussões temáticas e comunicações coordenadas com espaço para debater sobre os trabalhos apresentados, conferências, painéis e mesas-redondas, apresentando problemas reais vivenciados pelos trabalhadores da Vigilância Sanitária.Também serão abordados temas associados às dimensões técnica, jurídica e política, essenciais às ações da Vigilância Sanitária para o fortalecimento da produção de conhecimentos e aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação, ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.

abert 05 simbra19

Fonte: SIMBRAVISA - Fotos: Erwin Oliveira e Ezequiel Millet