icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Minas Gerais recebe diversos prêmios na 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS

on 08 Julho, 2019

Por Ariane Fernandes

O XXXV Congresso CONASEMS contou com diversas palestras e seminários, além da 16ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que contou com 500 trabalhos apresentados pelos gestores municipais de saúde de todo o país. Na noite de quinta-feira (04/07) foi realizado no Auditório Master Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o encerramento da Mostra com a premiação de 88 experiências em diferentes modalidades.

IMG 6755

As iniciativas que mais se destacaram em cada uma das cinco regiões do país receberam um prêmio de R$ 10 mil e os 26 trabalhos melhor avaliados por estado foram agraciados com a produção de webdocumentários. Outro grupo de experiências inovadoras, reconhecidas pela atuação em áreas temáticas estratégicas para o SUS, receberam medalha e certificado de premiação. 

A comissão nomeada pelo Conasems escolheu as experiências avaliando o critério de seleção dos trabalhos que alterou de acordo com a modalidade de premiação. O reconhecimento por região do país, por estado e por temática foi feito por dois avaliadores externos, que analisaram os formulários de inscrição online, e três avaliadores presenciais em cada uma das salas de apresentação. Nenhuma experiência recebeu mais de uma premiação, com exceção das que foram escolhidas pelo público e as que receberam prêmio concedido pela OPAS/OMS.

O Estado de Minas Gerais contou com diversas experiências exitosas premiadas neste ano de 2019, entre elas:

Premiação por Temática:

Temática 1 - Planejamento local do SUS:

Município de Itabira: “Redução da Mortalidade Infantil: Papel da Gestão Comprometida na Organização da Atenção Materno Infantil no município de Itabira”, de autoria de Rosana Linhares Assis Figueiredo.

IMG 6738

Município de Belo Horizonte: “Uso da Metodologia Lean como Estratégia para Redução do Tempo de Espera nas Upas de BH: Projeto Menos Espera, Mais Saúde”, de autoria de Taciana Malheiros Lima Carvalho.

premio2

Temática 6 - Atenção Básica:

Município de Divinésia: “Um toque para a Vida”, de autoria de Adriana Aparecida Costa Lopes.

premio3

Município de Presidente Juscelino: “Lian Gong como Prática Integrativa Complementar (PIC) com ênfase na terceira idade para a qualidade de vida”, de autoria de Renata Castro Santos.

premio6

Temática 7 - Vigilância em Saúde no município:

Município de Carmo de Minas: “Vacinação volante nos pontos de apoio nas áreas distantes do município de Carmo de Minas”, de autoria de Fernando Coelho.

premio4

Temática 8 - Regulação do SUS no município:

Município de Sete Lagoas: “A tecnologia como influenciador na organização gerencial e da assistência de saúde no município de Sete Lagoas”, de autoria de Fernando Almeida da Silva Junior.

premio5

Temática 10 - Cooperação Interfederativa para regionalização e hierarquização:

O Consórcio Intermunicipal de Especialidades – CIESP e a Gestão Cooperada dos Serviços de Atenção Psicossocial na Modalidade CAPS I, com autoria de Mônica Loureiro Müller Pessôa.

Premiação por Estado (WEBDOCS):

Município de Porto Firme: “Atendimento Médico Domiciliar Reduzem Leitos de Internações em Hospitais”, de autoria de João Rodrigo de Melo Oliveira.

premio7

Na categoria de Prêmio “Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal” da OPAS/OMS – CONASEMS, o município de Porto Firme, levou o segundo prêmio da noite e ficou em segundo lugar com a experiência: “Atendimento Médico Domiciliar Reduzem Leitos de Internações em Hospitais”, de autoria de João Rodrigo de Melo Oliveira.

Para ter acesso as fotos acesse:

https://drive.google.com/drive/folders/1314ZOUCSNeLs25l2z7TNMiG9ROVFbfUz