SETOR DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL APLICADO À VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS EM PEDRA AZUL (MG)
         
icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
 
banner portal cursos

SETOR DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL APLICADO À VIGILÂNCIA EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS EM PEDRA AZUL (MG)

Diante das ameaças à vida em tempo de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, fortaleceu o Setor de Comunicação e Mobilização Social para o enfrentamento ao Coronavírus em Pedra Azul. O setor iniciou suas atividades em janeiro de 2017 com a finalidade de realizar o planejamento da comunicação e mapeamento da realidade, juntamente com o matriciamento de ações humanizadas em saúde. O objetivo do setor é conectar as iniciativas, campanhas e demandas das políticas públicas de saúde e organizações sociaisatravés da articulação de parcerias e ações em rede.

A comunicação da prevenção e promoção em meio à urgência e emergência  pandêmica foi impulsionada para dar visibilidade e articular apoios e parcerias aos esforços já em curso de mobilização social e vigilância civil para o enfrentamento da pandemia, na perspectiva da defesa do direito à vida, à dignidade e à cidadania.

SETOR DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Através das articulações dos Comitês de Enfrentamento ao Coronavírus no território, o setor desenvolve as atividades de prevenção e controle da COVID-19. Desta forma, fomenta educação e promoção em saúde por: Comunicação de Medidas Administrativas, Informações Técnicas e Medidas de Prevenção, Boletins Epidemiológicos, Disk Denúncia, Informativos por meio de Propagandas Volantes, Autofalante da Igreja Matriz e Redes Sociais Oficiais, transformando o senso comum de comunicação em ferramentas efetivas de intervenção junto aos pares e população em geral.

As ações estão sendo realizadas desde o dia 16 de março de 2020 por Aline Xavier (Vigilância em Saúde), Jéssica Mendes (Vigilância Sanitária), João Ramos (Vigilância Ambiental), Cássia Rodrigues (RT Comunicação e Mobilização Social), Luiza Tanure (Humanização e Gestão do Trabalho), Willian Nascimento (Comunicação Social do Comitê de Enfrentamento) e Glaubert Gomes (Gestor de Saúde Municipal).

O propósito do setor está sendo atingido na crise através da capacidade de articulação e mobilização de atores da rede intra e intersetorial – formalizadas nos Comitês. Esta ação enquadra-se como atividade de fomento e protagonismo da vigilância em saúde para as ações de comunicação e mobilização social aplicadas à prevenção e ao controle do coronavírus com dinamicidade.

Texto:Luiza Tanure (Humanização e Gestão do Trabalho) e Willian Nascimento (Comunicação Social do Comitê Gestor de Enfrentamento)

Foto: Rérisson Ferreira