icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

NASF e PSF do município de Santana da Vargem promovem campanha de prevenção ao câncer de mama

on 09 Outubro, 2019

Por meio de uma parceria entre o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e Programa Saúde da Família (PSF) de Santana da Vargem, foi realizada na quarta-feira (09/10), uma campanha de conscientização em vários setores no município em menção ao Outubro Rosa, que é um movimento internacional para o controle do câncer de mama, com o intuito de promover a conscientização sobre a doença, compartilhando informações para o maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da população.

Os profissionais do NASF e PSF visitaram a Unidade do PSF, Farmácia Municipal, UBS, Secretaria de Saúde, Centro Odontológico, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Câmara Municipal, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Vigilância Epidemiológica, Assistência Social, Delegacia, entre outros locais e distribuíram panfletos explicativos sobre como realizar o autoexame das mamas e um laço rosa que é o símbolo da campanha.

O câncer de mama é o segundo mais prevalente em mulheres perdendo somente pelo câncer de pele, por ano são descobertos 70 mil novos casos no Brasil. Desses 70.000, 17.000 evoluem para óbito, e 90% dos casos são descobertos através do autoexame. Por isso, as campanhas de prevenção são tão importantes no combate à evolução da doença.

Outubro rosa

 

Foto: NASF e PSFs