icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas
         

Município de Três Corações realiza ação para prevenção de Hepatite C

on 26 Julho, 2019

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Corações em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou na manhã desta quarta-feira (24/07), no estacionamento de uma drogaria onde circula diversos munícipes, uma ação de prevenção voltada para a Hepatite C, em referência a Campanha: “Julho Amarelo”, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que celebra no dia 28 de julho, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. 

O intuito da ação foi promover para a população a prevenção da Hepatite C, com informações sobre a doença, que é viral e leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. De acordo com o Ministério da Saúde, há milhões de pessoas no Brasil que são portadoras do vírus das hepatites e não sabem, o que pode gerar grave risco de evoluir para uma doença crônica com consequências graves. Na maioria dos casos, as pessoas que possuem a doença descobrem através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou mesmo quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, por isso, durante a ação foi oferecido aos participantes à oportunidade de fazerem o teste rápido.

Segundo informações do Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus da hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no Brasil, existe cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela Hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose.

1dcb5241 5c1e 4611 8aa4 28a51831465a

Foto: CTA