icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Ouvidoria SUS Patrocínio/Monte Carmelo entrega propostas validadas nos Fóruns do Projeto: Humanização e Acolhimento

on 05 Julho, 2016

Em continuidade ao Projeto: Humanização e Acolhimento realizado pela Ouvidoria Regional SUS Patrocínio/Monte Carmelo, foi promovido nos meses de abril e maio os Fóruns de Debates reunindo os servidores dos diferentes estabelecimentos da rede pública de saúde do município de Patrocínio para que se pudesse idealizar propostas de trabalho para 2016/2017.

Os Fóruns de Debate foram conduzidos pelo consultor Marco Wendel Frazão, em mediação com a Ouvidoria Regional SUS, onde os temas propostos foram discutidos através de perguntas formuladas e direcionadas aos grupos formados.

Após análise e discussão das perguntas e respostas de cada grupo, foram redigidas as propostas de trabalho para a melhoria no atendimento e acolhimento, buscando uma proximidade maior entre o servidor e o cidadão usuário e também a excelência na prestação dos serviços.

A Ouvidoria regional SUS Patrocínio/Monte Carmelo, através do Ouvidor Juarez de Campos Junior e o Coordenador Wesley Batista da Silva, realizou na manhã do dia 29 de junho a entrega oficial do documento consolidando as propostas validadas dos 4 Fóruns realizados ao Secretário Municipal de Saúde, Wesley Faber Romão Siqueira.

Na próxima etapa a secretaria municipal de saúde avaliará as ações propostas e organizará um planejamento para execução com o objetivo de promover a melhoria constante no atendimento ao cidadão e na prestação dos serviços pelos servidores públicos.

Para o Consultor e Head Trainer, Marco Wendel Frazão, o trabalho realizado nos fóruns foi diferenciado e gratificante. “Quando assumimos um desafio e elaboramos um projeto é natural a expectativa de que o mesmo agregue valor e traga resultados ao seu final. Faço a seguinte citação ‘todos têm a oportunidade de aprender o caminho, mas só aqueles que fazem o percurso chegam’, e foi justamente este o nosso grande objetivo com o trabalho realizado ao longo de um ano, o de oferecer um norte, mostrar um caminho a seguir e despertar nos participantes o desejo, a vontade e a determinação em iniciar a caminhada”.

O projeto Humanização e Acolhimento teve duas etapas. Na primeira, foram ministradas palestras de mobilização e sensibilização em relação ao tema central Humanização e Acolhimento, o qual teve grande receptividade e participação de todos os servidores das secretarias de saúde de cada município. Num segundo momento, foram realizados Fóruns nos quais todos os participantes puderam expor as suas opiniões e dar sugestões em diversos temas, nos quais o foco era uma melhoria nos serviços prestados, abrangendo todos os agentes e fatores envolvidos no processo, tais como: estrutura, profissionais, equipamentos, usuário, entre outros.

Em algumas cidades já estão sendo executadas algumas das propostas apresentadas e já foi sinalizada a possibilidade de uma terceira etapa na qual dará continuidade ao projeto para a efetivação e execução das propostas e melhorias necessárias.

Marco Wendel fez ainda questão de agradecer a oportunidade de participar do projeto. “Deixo registrada a minha mais profunda gratidão, primeiramente a Deus que me deu condições de executar o projeto proposto, até aqui, de forma a alcançar os objetivos desejados. A cada profissional da saúde pelo acolhimento e carinho. Nas pessoas de Juarez de Campos Junior e Wesley Batista da Silva agradeço a confiança dispensada, a amizade e, principalmente a oportunidade que me foi dada para alavancar o meu crescimento pessoal e profissional no convívio com vocês. Ao secretário de saúde de Patrocínio, Wesley Faber Romão, pela atenção e respeito dispensados a minha pessoa, e em seu nome agradeço a cada secretário de saúde das cidades que compõem a ouvidoria SUS regional”, agradeceu Marco Wendel.