icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas     icone projeto conasems
         

Saúde para todos em Monte Carmelo

on 04 Julho, 2016

A saúde pública de Monte Carmelo tem recebido atenção e uma série de investimentos que resultaram em melhorias para todos os usuários, tanto na zona urbana quanto na rural.

Hoje, as pessoas que precisam de tratamento hospitalar, encontram no Programa Melhor em Casa, que leva atendimento médico, de enfermagem, fisioterapia e remédios até a casa do paciente, uma possibilidade de atenção à saúde. Implantado em 2013, o programa já beneficiou 196 pacientes e seus familiares. Por mês, são atendidas 35 pessoas.

Outra conquista foi o Programa Saúde do Trabalhador, que criou horário específico para atendimento dos trabalhadores, além de fornecer visitas da equipe de saúde da família aos locais de trabalho. Por ano, são feitas a média de 900 consultas, 1.500 exames de rotina e 50 exames de ultrassom.

A implantação do Centro Oftalmológico Iremo do Carmo, em 2014, permitiu a realização de mais de 4.000 procedimentos, incluindo consulta médica especializada e serviços variados para a saúde dos olhos.

Além destes, a Prefeitura também investiu na estrutura das unidades de saúde. Por exemplo, no pronto socorro, instalou um novo aparelho de Raios X, que já realizou 114.790 exames desde a sua aquisição, em março de 2015. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) instalou aparelhos de eletrocardiograma e desfibriladores. Ao todo, foram adquiridos nove aparelhos de cada. Também foram adquiridas cinco ambulâncias zero e uma foi adaptada com UTI móvel. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi ampliado e hoje possui duas equipes compostas por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, enfermeiro, médico psiquiatra e assistente social.

Com os investimentos, foi triplicada a oferta de exames de laboratório, Raios X e Ultrassom. Foram realizadas mais de 3.000 cirurgias eletivas de varizes, catarata, otorrino (ouvido, nariz e garganta) e cirurgias gerais. Antes, essas cirurgias eram realizadas apenas fora do município.

As UBSFs dos bairros do Carmo, Catulina, Vila Dourada e Montreal foram reformadas; a dos bairros Vila Nova, Santa Rita e dos distritos de Celso Bueno e Gonçalves foram reformadas e ampliadas. O Pronto Socorro Municipal também foi reformado e ampliado. Estão em construção, uma unidade da Rede Farmácia de Minas no bairro Montreal, uma no bairro do Carmo e uma UBSF no bairro Jardim dos Ipês. O Hospital Municipal foi concluído e a Prefeitura conseguiu uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional para Monte Carmelo, que será inaugurada em breve e vai qualificar ainda mais o atendimento de urgência e emergência.

Para o quadro de profissionais, a Prefeitura contratou médicos especialistas nas áreas da pediatria, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, angiologia e cirurgia geral.
Em 2015, foram realizados 462.979 atendimentos pela saúde pública de Monte Carmelo.