icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Capacitação de professores em Monte Alegre de Minas sobre câncer infanto juvenil

on 28 Novembro, 2017

A enfermeira Ana Lívia Bitencourt Parreira Fonseca da UBS Dona Luci B. de Freitas ministrou uma palestra para professores da Escola Estadual Eufrausina da Costa Araújo e da Escola Estadual de Monte Alegre de Minas na última segunda-feira, sobre sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. A enfermeira Ana Lívia foi capacitada sobre o tema pelo Hospital do Câncer de Barretos.

Como os professores passam muito tempo do dia com as crianças, podem ajudar no diagnóstico mais rápido se souberem os principais sinais e sintomas da doença.

Existem diferentes sinais pelos quais podemos supor que uma criança sofra de câncer: Dores de cabeça pela manhã e vômito; Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não desaparecem; Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; Aumento de tamanho de barriga; Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash, entre outros.

Os casos mais frequentes de câncer na infância são: leucemia; Tumores do Sistema Nervoso Central; Linfoma Não-Hodkin; Neuroblastomas; Tumor de Wilms; Sarcomas de partes moles; Tumores Ósseos e Retinoblastomas.

Na oportunidade a Enfª Ana Lívia divulgou a “Caminhada Passos que Salvam”,ação realizada pela Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Monte Alegre de Minas (AVCCMAM), com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde.