icone transparencia cosems     icone politicas publicas     icone transparencia minas

Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite em Sete Lagoas

on 14 Setembro, 2018

De acordo com o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite termina nesta sexta-feira (14/09) e o município de Sete Lagoas está próximo a alcançar a meta de vacinar 95% das crianças maiores de um e menores de cinco anos de idade.

O boletim divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde aponta que a média global de imunizados na cidade chegou aos 89,38%. Das 10.773 crianças na faixa etária para receber a vacina, 9.628 já foram vacinadas contra a Poliomielite e 9.629 contra o Sarampo.

Quando separadas por idade, o maior índice está entre as crianças com três anos, com 99,34% de alcance na campanha. Em seguida, estão as crianças com dois (89,86%) e quatro anos (89,91%). Entre as crianças que já completaram um ano de vida, apenas 77,99% foram vacinadas. “Fazemos um apelo aos pais para que aproveitem a Campanha e levem seus filhos à unidade de saúde mais próxima para receber a vacina. O Sarampo já chegou a estados como Rio de Janeiro e São Paulo e não podemos colocar nossas crianças em risco”, adverte a superintendente de Vigilância Epidemiológica Sueli Lacerda.

Em Sete Lagoas, a vacina é oferecida em todas as 18 unidades de saúde que possuem sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mesmo as crianças que já estão com o cartão atualizado, devem tomar a dose de reforço contra as doenças. A medida se faz necessária em função da importação do vírus do Sarampo da Venezuela para o Brasil, trazido pelos imigrantes que deixaram o país vizinho para se refugiarem, principalmente no estado de Roraima. “Na região norte do país já foram registrados casos fatais da doença. Não podemos pensar que o Sarampo é a uma ameaça distante, e a vacina é a única forma segura de proteger nossas crianças contra essa doença”, reforça Sueli.

zé

Secretaria de Saúde de Sete Lagoas